NOTÍCIA
“A beleza de ver o desenvolvimento de pessoas de diferentes idades acontecendo bem pertinho da gente” está entre as riquezas desta profissão
Por SinproSP: O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) está comemorando o mês de outubro com uma programação especialíssima, que inclui desde sorteios de Kindles, livros e ingressos para espetáculo musical e cinema de graça para sindicalizadas e sindicalizados, até cursos gratuitos da Escola de Professores, roda de conversa sobre o Novo Ensino Médio e exposição fotográfica na sede.
SinproSP tem programação especial em outubro (Foto: Shutterstock)
Podcast
Nesse turbilhão planejado de boas novidades, um episódio do podcast produzido pelo Sindicato (o já conhecido SinpoSP No Ar) reuniu depoimentos de 23 docentes (dos anos iniciais à pós-graduação), que compartilham suas experiências e trazem riquíssimas reflexões sobre “o lado bom de ser professor e professora”.
O conjunto das falas não ignora os profundos dilemas vividos pela categoria (como os desafios colocados pelas tecnologias e a exaustão do trabalho), mas aposta, sobretudo, na consciência crítica, no alto astral e na celebração dos encantos e da importância da profissão.
——
Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira
10 conteúdos sobre o fazer docente e os desafios contemporâneos da educação
——
No episódio, as e os docentes destacam, de forma bem resumida, “a beleza de ver o desenvolvimento de pessoas de diferentes idades acontecendo bem pertinho da gente”; “a interação que nos faz aprender e nos reinventar sempre”; “a possibilidade de estar em sala de aula e na linha de frente das mudanças sociais”; “o encontro com as diferentes realidades e o privilégio de lidar com a diversidade”; “o vencer muitos desafios”; “a convicção de que a Educação ainda tem um papel transformador”; “a abertura para semear a esperança de mudança, de apresentar um mundo que vai além da casa do aluno, que rompe com padrões pré-estabelecidos e com o senso comum”; “a construção do diálogo democrático, do exercício da curiosidade, podendo fazer o aluno perceber algo que ainda não tinha percebido, para depois notar um brilho no olhar dele e ouvir um ‘muito obrigado, que aula legal’”.
É apenas um aperitivo do que você vai encontrar no podcast. Vale ouvi-lo na íntegra: https://open.spotify.com/episode/7KhLxRifENTEAxgGhzvMV1?si=NUEecuwvT2-lrZ7hugojmg.
Afinal, todos os depoimentos reforçam e conversam de forma muito próxima com os ensinamentos do eterno mestre Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.
Neste outubro especial, o SinproSP celebra o esperançar com todos os professores e professoras.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——