NOTÍCIA
Iniciativa busca inspirar ações locais e sustentáveis na proteção de recursos hídricos brasileiros
A maior gincana nacional de cuidado com os corpos d’água do Brasil, a Primavera X, ganhou nova edição em 2024. A iniciativa já mobilizou milhares de jovens e crianças em todo o país e retorna neste ano com o objetivo de inspirar ações locais e sustentáveis na proteção dos recursos hídricos brasileiros.
Com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a proposta é unir jovens, escolas, professores e comunidades em prol da preservação das águas. A gincana é dividida em seis missões, divulgadas semanalmente aos inscritos.
O evento foi criado durante a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2018. Desde então, impactou mais de 150 microbacias hidrográficas em ações como limpeza de rios e córregos e revitalização de nascentes.
——
10 conteúdos sobre o fazer docente e os desafios contemporâneos da educação
Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira
——
– Mais de 6000 jogadores em todos os estados brasileiros já participaram da Primavera X.
– Mais de 400 ligas fizeram a revitalização de corpos d’água e mobilizaram os territórios para falar sobre a segurança hídrica.
Parceria com a ANA: desde 2018, a Primavera X conta com a parceria essencial da ANA, que ajudou a transformar a iniciativa em um movimento nacional de educação ambiental e de conscientização sobre a segurança hídrica.
Lançamento da quarta edição: no dia 19 de setembro, o Instagram da Jornada X foi palco de uma live de lançamento, com a participação de Renata Maranhão, representante da ANA, além de jogadores que compartilharam suas histórias de transformação nas edições anteriores. O evento também destacou o papel essencial dos Game Masters (GM), responsáveis por guiar os jovens ao longo da gincana.
Na semana de lançamento, foram realizados eventos presenciais em Jaboatão dos Guararapes, PE, na Oficina da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília – DF, e no Congresso Regional dos Escoteiros de São Paulo.
Para participar, é preciso cumprir as missões no site.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——