NOTÍCIA

Políticas Públicas

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 14/08/2024

Apenas fundamental 1 atinge a meta do Ideb 2023

Resultados da principal ferramenta para avaliar a educação também alertam que só 70% dos jovens com 19 anos concluíram o ensino médio

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 mostram que apenas os anos iniciais do ensino fundamental atingiram a meta de 6,0. Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 5,0, não atingindo a meta de 5,5 para este ciclo. Já no ensino médio, o resultado do índice foi de 4,3, quando a meta para era de 5,2. 

Os resultados do Ideb 2023 foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sede do MEC, em Brasília, DF. Criado em 2007, o Ideb reúne resultados como as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação/fluxo escolar, e mede a qualidade do ensino no Brasil. 

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Trajetória dos estudantes

Sobre o indicador que mede a trajetória dos estudantes, 38,7% das crianças com até três anos de idade frequentam a creche. 92,9% das crianças de quatro a cinco anos frequentam a pré-escola. Já 92,2% das crianças com 12 anos concluíram os anos iniciais do ensino fundamental. Apenas 82% dos jovens com 16 anos de idade concluíram o ensino fundamental e 70% com 19 anos de idade concluíram o ensino médio. 

“Se essa criança não fizer um bom início no ensino fundamental, isso compromete quando ela chega no ensino médio”, destaca o Ministro da Educação, Camilo Santana. 

Ideb 2023

Dados do Ideb 2023 também mostram que 92,9% das crianças de quatro a cinco anos frequentam a pré-escola (Foto: Shutterstock)

Saeb

Em relação aos dados do Saeb, houve um avanço no nível de aprendizado em língua portuguesa para os alunos do 5º ano. Estes alcançaram o índice de 213,9 em 2023, superando o ano de 2021, em que o nível de aprendizado era de 208. Já o nível de aprendizagem em matemática saiu de 217, em 2021, para 224,8, em 2023. Avaliando os alunos do 9º ano e 3º ano do ensino fundamental, houve um pequeno aumento no nível de aprendizagem de ambas disciplinas em relação ao ano de 2021. 

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