NOTÍCIA
O diretor de valor social da empresa detalha o compromisso da empresa com a agenda ESG, sendo o Movimento LED – Luz na Educação um dos destaques
A agenda ESG da Globo possui seis compromissos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre eles, a educação como vetor de transformação no Brasil. Conversamos com Cristovam Ferrara, diretor de valor social da Globo, que discorre sobre as iniciativas da empresa para a área educacional, como o Movimento LED – Luz na Educação, o Festival LED (evento presencial gratuito focado em educação e que este ano teve entre os nomes de destaque Angela Davis e Ailton Krenak) e sua entrada como embaixadora do Educa2030, criado pelo Pacto Global da ONU.
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“Atuar com base em compromissos sociais, ambientais e corporativos responsáveis, com transparência e disciplina, é um caminho sem volta. Fundamental para qualquer empresa que queira aliar solidez financeira a uma atuação ética e responsável. É um compromisso com o planeta, com a sociedade e que já impacta grandemente na relação entre marcas e consumidores”, destaca Cristovam Ferrara.
Confira, a seguir, a entrevista.
A Globo tem um compromisso histórico e uma missão com a educação. Ao longo dos anos, sentimos a necessidade de estruturar a atuação da empresa em relação ao tema em uma plataforma única e assim surgiu o Movimento LED – Luz na Educação, que reúne os pilares necessários para que possamos mapear e reconhecer iniciativas que estão transformando a educação no país. Projeto que atende demandas da nossa sociedade, pois ainda vivemos em um país desigual e carente educacionalmente.
Falar e investir em educação é um dos compromissos Globo assumidos em sua Agenda ESG. Queremos, cada vez mais, reconhecer e impulsionar as iniciativas que representam o futuro da educação, promovendo narrativas que incentivem e estimulem os brasileiros a buscar a educação como motor para transformação de vida e de futuro.
Atuar com base em compromissos sociais, ambientais e corporativos responsáveis, com transparência e disciplina, é um caminho sem volta. Fundamental para qualquer empresa que queira aliar solidez financeira a uma atuação ética e responsável. É um compromisso com o planeta, com a sociedade e que já impacta grandemente na relação entre marcas e consumidores.
Temos acompanhado a crescente preocupação das empresas com a baixa geração de resíduos, com a diminuição de emissão de carbono, com pautas de diversidade e inclusão, e com assuntos sociais que impactem positivamente a sociedade. E temos visto, também, consumidores exigentes que não compram ou se relacionam com empresas que não são comprometidas com as pautas da agenda ESG. Acredito que essa mudança de mentalidade é benéfica para todo o ecossistema e esse entendimento tem pautado a atuação das empresas ao redor do mundo.
Vale destacar que na Globo o histórico com a agenda ESG não é recente. Entendemos que nossa maior contribuição está na produção de um conteúdo de qualidade que seja capaz de fazer o público refletir sobre causas socialmente relevantes. Tem sido assim desde os primeiros anos, na dramaturgia, no esporte, no jornalismo e na prestação de serviço à população. E podem ser citadas algumas iniciativas em que este compromisso está refletido: em projetos pioneiros como o Telecurso; em projetos sociais longevos como o Criança Esperança; nas parcerias em campanhas com entidades que são referência na defesa dos direitos humanos, como Unesco, Unicef, ONU Mulheres, Acnur, entre outras. Temos em uma gestão ambiental eficiente, que vem reduzindo o uso de recursos naturais e, principalmente, com esforços consistentes para redução e compensação das emissões de carbono desde 2019 — que transformou a empresa em carbono neutro.
Buscamos construir um futuro próspero e sustentável para todos. A criação da agenda ESG da Globo veio apenas para sedimentar algumas iniciativas que já aconteciam há décadas na empresa. Por isso, desde 2021, temos executivos dedicados à construção da estratégia ESG.
Em 2022, com uma governança mais estruturada, formamos seis grupos de trabalho para definir metas, ambições e planos de ações, chegando aos seis compromissos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. São eles: #1 – Impacto Social do Conteúdo; #2 – Diversidade & Inclusão; #3 – Desenvolvimento & Bem-estar dos colaboradores; #4 – Biodiversidade & Consciência ambiental; #5 – Governança transparente & responsável; e #6 – Educação como vetor de transformação do Brasil.
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A Globo é a primeira empresa de mídia brasileira a aderir à Agenda 2030 e apresenta destaques em cada um dos compromissos. No último ano, 72% das contratações foram de pessoas pertencentes aos quatro grupos sub-representados priorizados pela companhia: pessoas negras, mulheres, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a Globo conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de GEE e implementou o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo, fazendo com que todas as etapas de produção sigam as melhores práticas sustentáveis do mercado. Foram mais de 700 ações planejadas pelas produções seguindo as recomendações do guia.
De olho na meta de ter 100% da energia proveniente de fontes renováveis, em 2023, a companhia atingiu o patamar de 99,5% de fontes verdes e uma redução de cerca 15% das emissões absolutas em carbono equivalente, nos escopos 1, 2 e 3, comparado ao ano base de 2019. Já no objetivo de se tornar Aterro Zero nos próximos seis anos, houve uma redução de 37,7% para 17,4% dos resíduos que foram destinados a aterro sanitário em 2023 em comparação ao ano anterior (em 2020, esse número era de 74%).
Nos tornamos membros do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), importante agente empresarial na agenda do Desenvolvimento Sustentável. Todas essas e outras ações mostram o comprometimento da Globo com sua agenda ESG, um caminho com desafios, mas que avançam a cada dia mais.
A 3ª edição do Festival LED – Luz na Educação aconteceu em 21 e 22 de junho, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro. Tivemos, pela primeira vez, a participação da filósofa, escritora e ativista Angela Davis, o que nos dá muito orgulho, uma pessoa que contribui com pautas caras para a nossa sociedade. Tivemos outros nomes como Ailton Krenak, Criolo, Mário Sérgio Cortella, entre outros. Esse ano, expandimos os espaços de forma a ampliar as oportunidades e a participação do público. No Museu do Amanhã, tivemos dois palcos de debates e no MAR, o Palco LED Dialoga, onde o público pode trocar com especialistas que revolucionam a forma de pensar e fazer educação.
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Outra grande novidade foi o Ledinho, pela primeira vez, um espaço desenvolvido especialmente para crianças e famílias, com contação de histórias, brincadeiras e encontros especiais. Mais do que uma experiência sobre o futuro da educação, o Festival LED faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa que busca iluminar, como um farol, os desafios, oportunidades e relevância da educação para a sociedade brasileira e reconhecer práticas que estão transformando a educação no país. Em 2024, o evento reuniu mais de 6,5 mil pessoas presencialmente nos dois dias de evento. Foram 133 horas de programação em seis palcos, com um total de 256 palestrantes, 36 artistas e jornalistas da Globo e ativações de 33 parceiros externos. Os conteúdos dos palcos LED Inspira e LED Inova estão disponíveis no g1 e no Globoplay.
Além disso, abrimos as inscrições para a 4 ª edição do Prêmio LED que vai reconhecer mais seis projetos que estão mudando o futuro da educação brasileira. O Movimento LED está cada vez mais sólido e reconhecido por empresas e pelo público. Isso é muito gratificante, mostra que estamos construindo uma base concreta, com a contribuição de muita gente boa, que quer fazer muito pela educação.
Temos como compromisso apoiar ativamente a educação como vetor de transformação do Brasil, algo que faz parte da história da Globo e teve início no final da década de 1970, com o Telecurso. Atualmente, o Movimento LED – Luz na Educação, lançado em 2021, é o nosso principal projeto no campo social, promovido em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O Movimento LED tem três pilares: ‘Prêmio LED’, que reconhece iniciativas inovadoras em educação; ‘Festival’, uma oportunidade de experimentar o futuro da educação, de forma presencial e online; e a ‘Comunidade’, plataforma de relacionamento que estimula conversas e divulga iniciativas inovadoras em educação.
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No fim de 2023, a Globo tornou-se embaixadora do Educa2030 (juntamente com a empresa de educação YDUQS), um movimento criado pelo Pacto Global da ONU para incentivar as empresas a investirem em educação. As metas do movimento são: impulsionar a escolaridade de colaboradores, sobretudo dos mais vulneráveis; promover a inclusão produtiva de jovens; e impulsionar o desenvolvimento profissional de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Vale lembrar que o tema educação está presente nas plataformas Globo e, por meio da curadoria do Movimento LED com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, criamos a categoria ´Educação’ no Globoplay, com o objetivo de apoiar estudantes e professores, complementando a grade curricular. Já são 37 trilhos temáticos que totalizam mais de 170 horas de programação abertas ao público.
Em 2023, dentro do jornalismo da Globo, foram dedicados 11.484 minutos a conteúdos relacionados à Educação. No entretenimento não é diferente e a educação está presente em diversas abordagens de temas nas mais variadas produções.
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Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
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