NOTÍCIA
Documento da Unesco traz passos práticos para que instituições de ensino superior possam usar a ferramenta
Publicado em 26/06/2024
A inteligência artificial (IA) já faz parte das universidades, escolas, ambientes de trabalho e de lazer. Não há mais como voltar atrás, porém a solução que pode ser encontrada pelos professores para que eles possam trabalhar com essas inovações é aprender mais sobre as ferramentas e orientar os estudantes a fazerem o uso delas de forma ética.
Como forma de auxiliar os professores a utilizar a tecnologia, em abril do ano passado, o Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior (Unesco IESALC) lançou um guia sobre ChatGPT e inteligência artificial no ensino superior , baseado no GPT-3.5, a versão gratuita mais recente do ChatGPT que estava disponível no momento da redação do documento. O guia traz instruções de como a tecnologia pode ser usada, descreve desafios, implicações éticas da IA, e ainda oferece passos práticos que as instituições de ensino superior podem tomar.
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Alexandre Le Voci Sayad é jornalista, educador e escritor. Além de colunista na revista Educação, é mestre em inteligência artificial e ética pela PUC-SP, apresentador do Idade Mídia (Canal Futura) e consultor da Unesco no Uruguai e na França.
“O jeito que esse livro da Unesco foi organizado é similar ao livro que lancei baseado no meu mestrado. É um jeito muito simples, que explica o que é a IA, em primeiro momento, explica os impactos éticos, em segundo momento, e em terceiro, traz soluções que você pode aplicar”, aponta Alexandre Sayad.
Para Alexandre Sayad, criar e implementar um código de ética dentro da universidade, escolher uma ferramenta apropriada, capacitar os professores e treiná-los para que eles entendam sobre prompt, instrução que é dada para o chat da inteligência artificial instruindo-a sobre o que ela deve fazer, são formas de as instituições de ensino superior lidarem com os desafios trazidos pela IA e também construírem formas de adaptar seus alunos e professores a essa tecnologia.
“É muito importante que as instituições mantenham o uso da IA de forma geral, como um uso feito pelo ser humano, ou seja, o ser humano continuar no centro do processo…A IA ajuda nos desafios éticos humanos, mas não substitui as respostas éticas”, alerta Sayad.
As aplicações do ChatGPT são inúmeras. Os professores podem usar a tecnologia para gerar conteúdo para aulas e pedir conselhos sobre como ajudar os alunos a aprender conceitos específicos, pedir ideias sobre como atualizar ou elaborar um currículo, fornecer informações básicas aos alunos que escrevem diferentes consultas no ChatGPT para saber mais sobre o tópico, e ainda pedir à tecnologia, ideias sobre como estender a aprendizagem dos alunos.
Os estudantes podem se beneficiar com a tecnologia aprendendo novos idiomas, construindo argumentos para um debate, conseguindo respostas para perguntas e pesquisa, e ainda trabalhando em grupos com o auxílio do ChatGPT, por exemplo. Também é possível utilizar a ferramenta no processo de pesquisa acadêmica, melhorando as redações, sugerindo fontes de dados e até mesmo traduzindo fontes para outros idiomas.
De acordo com o documento da Unesco, a ferramenta ainda pode ser usada para reduzir o tempo administrativo humano gasto em tarefas como: responder às perguntas dos candidatos; ajudar os alunos a se inscreverem nos cursos, preencher os requisitos do curso, verificar as informações administrativas (por exemplo, horários de teste, localização das aulas); encontrar notícias, recursos e outras informações; enviar lembretes ou notificações; traduzir informações para estudantes internacionais e funcionários.
A tecnologia pode ser atrelada a outras formas de inteligência artificial, tornando os serviços de uma instituição de ensino superior disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e serem compatíveis com diferentes plataformas.
“Embora suas aplicações no ensino superior sejam amplas, muitas universidades já o proibiram por medo de plágio por parte dos alunos, e vários países bloquearam o ChatGPT”, explica o documento da Unesco.
Entre as principais preocupações e desafios trazidos pelas instituições de ensino superior estão a integridade acadêmica, a falta de regulamentação da tecnologia, armazenamento de dados pessoais, preocupação com o viés cognitivo e com formas de discriminação. Além disso, a acessibilidade e a questão da comercialização da ferramenta são outros desafios enfrentados pelas IES.
Como forma de estabelecer bases para que os sistemas de IA funcionem não apenas para a melhoria das pessoas e sociedades, mas também para o bem do meio ambiente e dos ecossistemas, a Unesco criou a Recomendação da Unesco sobre a ética da inteligência artificial, visando também prevenir os danos causados pela inteligência artificial.
Além de consultar o documento, a Unesco dá dicas para usar o ChatGPT com criatividade e cuidado:
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A realização de uma auditoria de IA para avaliar a situação atual e subsidiar o planejamento institucional é outro ponto destacado pela Unesco para que a instituição de ensino superior possa implementar o uso dessa tecnologia de forma ética e responsável.
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