NOTÍCIA

Conhecimento

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

É preciso repensar constantemente os modelos e abordagens pedagógicas, aponta Mayra Ivanoff Lora, diretora pedagógica do Colégio Bandeirantes

Publicado em 23/05/2024

por Redação revista Educação

Por Mayra Ivanoff Lora*: Em um mundo cada vez mais globalizado, interconectado e repleto de estímulos, conquistar a atenção dos estudantes tornou-se um dos maiores desafios das escolas. Essa discussão não é nova, mas, sem dúvida, está mais urgente.

Conteúdos e habilidades trabalhados devem ser cada vez mais atrativos, desafiadores, tecnológicos, relacionados à vida real, à rapidez e fluidez com que o conhecimento se dissemina. É preciso oferecer experiências de aprendizagem que sejam relevantes, envolventes e significativas, capazes de despertar o interesse e a motivação dos alunos.

—–

Leia também

Quanto mais é reprovado, menos o estudante aprende

Brasil enaltece juventude, mas a abandona à própria sorte

—–

Por outro lado, cada vez mais está sendo estudado como se dá o aprendizado. A maneira individual com que cada aluno compreende cada conteúdo. O quanto os interesses variam e devem ser valorizados e desenvolvidos.

aprendizado

Precisamos, também, mostrar aos alunos que a educação não se restringe às barreiras da sala de aula, aponta Mayra Ivanoff Lora, diretora pedagógica do Colégio Bandeirantes (Foto: divulgação)

Estratégias variadas para o aprendizado

Assim, para vencer esse desafio, é preciso repensar constantemente os modelos e abordagens pedagógicas. Não basta apenas alterar radicalmente as estratégias de um modelo para outro. Mas considerando que alunos diferentes aprendem de forma diferente. Não precisamos negar a aula tradicional, expositiva, substituindo todas elas por uma aula mão na massa, com participação ativa dos alunos. Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado, que ocorre de formas diferentes, aumentando a chance de atingir mais alunos. 

Além disso, temos outros elementos participantes do processo de aprendizagem. Uma estratégia pode estar mais adequada a determinado conteúdo do que outra. Um professor pode ter mais habilidade em trabalhar de uma determinada forma do que outra. 

—–

Leia também

Censo 2022: 11,4 milhões de pessoas não sabem ler e escrever

Como vivenciar a matemática

—–

Precisamos, também, mostrar aos alunos que a educação não se restringe às barreiras da sala de aula. Ela expande os muros da escola, e acompanha suas jornadas para além da fase acadêmica, incorporando atividades práticas e incentivando a busca pelo conhecimento em todos os aspectos da vida, sejam eles cognitivos ou socioemocionais, o que vai contribuir para que eles ampliem seus horizontes. Por isso, explorar novos costumes, melhorar perspectivas, adquirir fluência em outras línguas e desenvolver novas habilidades, beneficiam extremamente a carreira acadêmica e profissional, especialmente, em um momento em que a tecnologia coloca o globo em nossas mãos. 

E olhando para todas essas mudanças que estão acontecendo no cenário educacional, todo o progresso que estamos alcançando e todas as oportunidades que ainda teremos, precisamos ter sempre em mente que educar vai além de transmitir informações: é um processo dinâmico de descoberta, exploração e crescimento, das mais diversas formas.

*Mayra Ivanoff Lora é diretora pedagógica do Colégio Bandeirantes

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

SOMOS Educação

SOMOS Futuro 2025 abre inscrições para jovens estudarem gratuitamente

+ Mais Informações
Anna

Abordagem STEM tem revolucionado a aprendizagem de estudantes

+ Mais Informações
Samsung

11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil: inscrição termina hoje, 17

+ Mais Informações
SinproSP

Com Paulo Freire como patrono, Escola de Professores do SinproSP encerra...

+ Mais Informações

Mapa do Site