NOTÍCIA

Formação docente

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

Curso de graduação em pedagogia, com metodologia inovadora, promove imersões nas questões do cotidiano escolar desde o 1º módulo

Publicado em 31/01/2024

por Educação apresenta

vera-cruz-pedagogia Foto: divulgação

Apresentado por Instituto Vera Cruz | O curso de graduação em pedagogia do Instituto Vera Cruz, localizado na cidade de São Paulo, segue uma metodologia inovadora, com módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso de pedagogia está organizado para, desde o 1º módulo, promover imersões nas questões do cotidiano escolar. 

Tem avaliação nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de pedagogia em São Paulo. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.

Clique aqui e saiba mais

Didáticas específicas

Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação em sala de aula. Foi o Instituto que trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas — a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da educação básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las. 

Colaborações internacionais

Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, tanto em seu Núcleo de Pesquisa quanto nos convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.

Estrutura do Curso:

Duração: 8 semestres

Carga Horária: 3.356 horas, distribuídas em atividades de extensão, práticas e estágios supervisionados.

Modalidade

Presencial, com aulas quatro vezes por semana no período noturno. Às terças-feiras, as atividades são remotas, proporcionando flexibilidade.

Investimento

Mensalidade: R$ 960,00 (com reajustes anuais)

Bolsas

O Instituto oferece um programa de bolsas de até 50%.

Condições para concessão das bolsas: 

. Aprovação no processo seletivo ou Enem com 450 pontos ou mais; 

. Ter cursado o ensino médio em redes públicas de ensino;

. Renda familiar de até quatro salários mínimos (comprovada por meio de holerites ou de extratos bancários dos últimos três meses); 

. Assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos oito semestres do curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz; 

. Adimplência dos pagamentos.

Critérios para distribuição

. Desempenho na avaliação do processo seletivo; 

. Entrevista.

Proposta pedagógica

1. Infância

2. Arte, cultura e educação

3. Educação infantil: creche e pré-escola

4. Ensino fundamental: ciências humanas e ciências da natureza

5. Ensino fundamental: alfabetização inicial

6. Ensino fundamental: práticas de linguagem e matemática

7. Gestão escolar e políticas públicas

8. Território educativo

 



Depoimentos de estudantes

Vitória Cordeiro

Oi! Eu sou a Vitória Cordeiro. Estou terminando meu 2º ano de graduação no Instituto Vera Cruz. Em apenas um mês que estive nele, já consegui oportunidade de estágio em uma escola, onde fiquei por mais de um ano. Este ano, abriram muitas outras oportunidades.

Muitas escolas nos chamam por estudarmos no Instituto Vera Cruz, que é uma grande referência.

Neste ano, ingressei na Escola Vera Cruz, como estagiária na Unidade Alvilândia. Estou amando, completamente apaixonada pelo lugar. Além de abrir portas para estágio, o curso proporciona muitas vivências. Vemos muitos trabalhos de outras escolas como referências, não só nas aulas, mas também fora delas, em museus e outras fontes de informação.

Palmer Bucker

Sou Palmer Bucker, aluno do Instituto Vera Cruz (quinto período). Sou artista, educador, e esta é a minha segunda graduação. Escolhi o Vera porque, além de um currículo inovador com essa interface com a arte no módulo Arte, Cultura e Educação, o Vera é uma expressão que leva em consideração um fato, pelo menos na minha perspectiva: ser um aluno que trabalha, um estudante trabalhador, um trabalhador estudante.

A instituição tem um diálogo conosco que vai desde a possibilidade de fazermos os estágios na Escola Vera Cruz até toda a abertura e acolhimento dos funcionários, professores e coordenação do curso. O currículo do curso é bem condizente com as questões que estão em voga, tem uma abertura muito grande e nos prepara muito bem para os desafios que estão por vir com a profissão.

Tenho certeza de que as possibilidades serão muitas.



Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica



Leia também:

Professor precisa mais do que apenas motivação para continuar atuando na área

Autor

Educação apresenta


Leia Formação docente

bom educador

O que é ser um bom educador?

+ Mais Informações
Happy,African,American,University,Student,Learning,In,Lecture,Hall.

Mais de 4 mil vagas em cursos universitários gratuitos pela Univesp

+ Mais Informações
licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações

Mapa do Site