NOTÍCIA

Gestão

Curso livre Educação para a Paz tem aulas com referência em pedagogia de emergência

Educação para a Paz, curso autoinstrucional ministrado pelo professor Reinaldo Nascimento, é uma proposta em formato EAD para contribuir com a formação continuada de profissionais da educação e também do público em geral interessado no tema. Em 12 aulas gravadas, Reinaldo, um dos grandes nomes […]

Publicado em 08/01/2024

por Redação revista Educação

pedagogia de emergência_Educação para a Paz_ destaque

Educação para a Paz, curso autoinstrucional ministrado pelo professor Reinaldo Nascimento, é uma proposta em formato EAD para contribuir com a formação continuada de profissionais da educação e também do público em geral interessado no tema.

Em 12 aulas gravadas, Reinaldo, um dos grandes nomes da pedagogia de emergência e que tem vasta experiência como pedagogo do trauma ao redor do mundo, apresenta vivências e práticas testadas em situações de crise em diferentes contextos humanitários, que podem ajudar no trabalho em escolas para lidar com situações traumáticas e criar um ambiente de resiliência.


Leia também

Do Saara à Cracolândia: pedagogia de emergência, Palhaços sem Fronteiras e Nova União da Arte

Educação para a promoção da cultura de paz


O curso livre custa 638 reais. Profissionais da educação têm bolsas de 50% de desconto e, para profissionais de educação que atuam na rede pública (municipal, estadual ou federal), o curso é gratuito. Todos os inscritos têm até um ano após a matrícula para assistir às aulas. Para se inscrever, basta acessar frs.edu.br/paz/.

pedagogia de emergência
Reinaldo Nascimento em atividade. A associação Pedagogia de Emergência já impactou mais de 50 mil crianças
Foto: arquivo pessoal

Por uma atuação acolhedora

Ao ter contato com essas práticas e metodologias durante o curso, o objetivo é que os cursistas tenham a capacidade de transformar, na prática, a realidade da sala de aula, construindo ambientes mais harmônicos e conduzindo os alunos pelo caminho da empatia, do entendimento mútuo e da resolução pacífica de conflitos.

 

“Temos vivenciado em muitos países como o trabalho permeado pela cultura de paz pode apoiar muitos alunos a superar traumas e transformar crises em crescimento”, diz Reinaldo Nascimento.

O curso Educação para a Paz é desenvolvido pela Faculdade Rudolf Steiner em parceria com Reinaldo e está organizado em aulas que apresentam os seguintes temas:

– Como atuar em situações extremas;

– Visão geral de psicotraumatologia;

– Desenvolvimento de ambientes seguros;

– Como cuidar de quem cuida;

– Acolhimento e o cultivo da paz no dia a dia;

– Procedimentos pedagógicos em momentos de crise. 

Giro

As aulas estão organizadas em 12 módulos. Dentre eles, História da pedagogia de emergência; O que é trauma?; As atividades da pedagogia de emergência; A pedagogia de emergência no nosso cotidiano; A educação em diálogo com a pedagogia de emergência e higiene psíquica.

No decorrer do curso, os cursistas são convidados a fazer leituras e escritas reflexivas, para que se aprofundem nas temáticas abordadas e conectem os conhecimentos adquiridos com suas práticas pedagógicas cotidianas. Também serão realizadas avaliações por meio de testes de múltipla escolha. Após a conclusão do curso, será emitido certificado de conclusão.



Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica



Escute nosso episódio de podcast:

https://open.spotify.com/episode/5POQwdkS4EEJ5kKh6LFmZX

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

Mozart Ramos

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart...

+ Mais Informações
Gestora escolar

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

+ Mais Informações
PNE_destaque

PNE 2014-2024: não sendo plano de Estado, fracasso era esperado

+ Mais Informações
exaustão_mente e cérebro

A epidemia da exaustão

+ Mais Informações

Mapa do Site