NOTÍCIA

Bett Brasil

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

As inscrições para o Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare, já estão abertas. A premiação, que está na segunda edição, tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, […]

Publicado em 19/12/2023

por Redação revista Educação

Prêmio Educador Transformador Imagem: divulgação

As inscrições para o Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare, já estão abertas. A premiação, que está na segunda edição, tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora. 


Leia também

Do Saara à Cracolândia

Sustentabilidade na escola: cessar a competição e estimular a colaboração


Na primeira edição, o Prêmio Educador Transformador teve 2.897 projetos inscritos de todas as regiões do país. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais regionais e nacional (em formato online). O período de inscrição segue aberto até 5 de fevereiro.

Inscreva-se aqui: https://educadortransformador.com.br/ 

Vencedores serão anunciados em abril

O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril de 2024, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Serão aceitos projetos de professores realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Os projetos pedagógicos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

A analista de educação empreendedora do Sebrae Verônica Teixeira destaca que o prêmio possibilita um alinhamento entre os principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer o eixo do empreendedorismo como projeto de vida, conforme dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

“Com o prêmio, o Brasil estabelece um importante marco para a educação empreendedora alinhado aos principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer a conexão com educadores e organizações educacionais do país”, afirma Verônica.
Prêmio Educador Transformador
Inscrições abertas até 5 de fevereiro
Imagem: divulgação

Professores e a dedicação

Edleide Alves, gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional, complementa: “Educação transformadora versa sobre o cuidado com a construção de sonhos concretizáveis, por meio do desenvolvimento de um projeto educacional que promove, por meio da prática em sala de aula, a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, gerando pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade, do país e, por que não dizer, do mundo. É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, esse berço de futuro.”

O professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, afirma que o Prêmio Educador Transformador é um tributo merecido aos educadores, pelas suas lutas e triunfos na educação. 

“Celebramos não apenas as conquistas de um projeto educacional, mas principalmente a coragem dos nossos professores e professoras que, enfrentando os desafios, moldam um amanhã melhor para todos nós”, disse. “Cada projeto inscrito no Prêmio Educador Transformador é um testemunho da paixão incansável de um professor pela educação de qualidade, que possibilita a realização de sonhos e a transformação de realidades”, completa Wellington. 

“Incentivamos o diálogo e enfatizamos como essencial e relevante a atuação dos educadores em sala de aula e na vida dos estudantes. Para nós, o Prêmio Educador Transformador significa também colocar em prática esse propósito de dialogar com todos, ainda mais numa época repleta de transformações educacionais e sociais”, disse Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil.

Confira o cronograma previsto

16/10/2023 – Lançamento e abertura das inscrições do Prêmio Educador Transformador

05/02/2024 – Encerramento das inscrições

25/03/2024 – Divulgação dos vencedores estaduais

05/04/2024 – Divulgação dos vencedores regionais

25/04/2024 – Divulgação do ganhador, durante evento Bett Brasil

Leia também:

Diálogos transformadores

Autor

Redação revista Educação


Leia Bett Brasil

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
augusto-cury-intoxicacao-digital-

Intoxicação digital e o papel da escola, segundo Augusto Cury

+ Mais Informações
avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações
luiz-gaziri

Luiz Gaziri fala sobre a arte de enganar a si mesmo

+ Mais Informações

Mapa do Site