NOTÍCIA

Bett Brasil

Diálogos transformadores

Tudo na vida exige propósito, ainda mais quando o objetivo é colocar a inovação a serviço da educação. Mas nada disso tem razão de ser e existir se não compreendermos que estes são tempos que exigem diálogo, empatia e respeito ao contraditório. Afinal, de um […]

Publicado em 07/12/2023

por Adriana Martinelli

Bett Brasil_diálogos transformadores_2

Tudo na vida exige propósito, ainda mais quando o objetivo é colocar a inovação a serviço da educação. Mas nada disso tem razão de ser e existir se não compreendermos que estes são tempos que exigem diálogo, empatia e respeito ao contraditório. Afinal, de um modo ou outro, todos somos sujeitos que aprendem, ensinam e educam. Após muito diálogo, a Bett Brasil definiu recentemente seu tema principal para o evento de 2024: Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais.


Leia também:

Por uma nova construção social de educação

António Nóvoa: professores para libertar o futuro


A Bett Brasil é o maior evento dedicado à inovação e tecnologia para a educação na América Latina e tem como um dos seus compromissos pensar na educação de hoje, com visão de futuro. Não se educa ou se aprende sem olhar para o mundo, sem olhar para as transformações sociais, que são e serão constantes na sociedade e nos mais diversos segmentos e etapas educacionais.

Compromisso

Essas transformações são movimentos já ilustrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, sobretudo o ODS 4, ao se referir à educação inclusiva e de qualidade, com oportunidades iguais de aprendizagem ao longo da vida de todos e todas e equidade de acesso.

Como partícipes e incentivadores da construção constante da formação de indivíduos, e porque não dizer de um país, o que mais nos motiva é poder contribuir para além das bases teóricas pedagógicas e, por isso mesmo, trazer para nossos palcos a prática cotidiana de todos os entes educacionais, abrindo espaço de fala (e diálogo) para professores, gestores, intelectuais, pensadores, empreendedores, empresários e, sim, também para estudantes. 

Bett Brasil
Foto: shutterstock

Nossa jornada é compartilhada

Inovação com propósito na educação requer evoluir para além da simples adoção de novas ferramentas, dispositivos, gadgets, softwares, inteligência artificial e outros tantos meios tecnológicos e digitais. Mais que isso, passa a ser imperativo olhar para as constantes transformações sociais, a fim de preparar os indivíduos para enfrentar os desafios globais de hoje e os que estão por vir. 

Por isso, o próprio diálogo tem que ser transformador, viabilizando de forma intensa e participativa questões que norteiem as discussões sobre os aspectos sociais, econômicos, emocionais e educacionais que pautam o dia a dia da sociedade brasileira. E assim, interconectar pessoas, escolas, redes, comunidades e os mais diversos ambientes educacionais em uma jornada compartilhada. 

Sustentabilidade do clima e da educação

Não à toa, nosso objetivo é justamente proporcionar essa jornada compartilhada, na qual todos possam compreender que uma educação que deseja ser inovadora e dialógica com as transformações sociais precisa debater e buscar soluções para a equidade educacional com qualidade, para a cultura digital, para as conexões humanas, para a avaliação formativa de excelência, para o novo ensino médio e para uma aprendizagem contínua ao longo da vida. E, em tempos de ‘corrida pelo ouro’, pela inteligência artificial, compreender como introduzi-la e utilizá-la no dia a dia.

Outros pontos merecerão debates exaustivos. Embora já tão discutidos, necessitam ainda ser lapidadas as relações interpessoais, que incluem questões como inteligência socioemocional, habilidades socioemocionais, bem-estar e saúde mental/emocional, a cultura da empatia, do respeito e da ética. 

Para pensar de forma global, adicionamos ainda um tópico necessário e extremamente atual: futuros sustentáveis, que abarcam a aducação climática e as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), hoje essenciais para o currículo educacional. No entanto, quando propomos discutir sustentabilidade, não nos referimos apenas ao conceito mais associado ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Porque é tempo também de refletir sobre a sustentabilidade da própria educação, dos projetos, das escolas, das tecnologias e inovações.

Se você quer pensar e repensar a educação com propósito inovador, participe da Bett Brasil 2024.

Leia também:

A cobertura da mudança climática nos livros didáticos

Autor

Adriana Martinelli


Leia Bett Brasil

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
augusto-cury-intoxicacao-digital-

Intoxicação digital e o papel da escola, segundo Augusto Cury

+ Mais Informações
avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações
luiz-gaziri

Luiz Gaziri fala sobre a arte de enganar a si mesmo

+ Mais Informações

Mapa do Site