NOTÍCIA

Conhecimento

Plataforma de filmes classificados conforme a BNCC ganha adesão de estudantes da rede pública

Rede municipal de São Manuel, SP, fecha parceria com streaming Curta!Educação. Filmes impactaram 1.347 alunos (48% da rede)

Publicado em 15/12/2023

por Redação revista Educação

A rede municipal de ensino de São Manuel, SP, encerra 2023 com a integração entre cultura, educação e tecnologia. Na parceria com a plataforma de streaming Curta!Educação, o município promoveu o encontro entre o audiovisual e a pedagogia, impactando positivamente o ambiente educacional.

Abrangendo um corte de seu catálogo de educação infantil e ensino fundamental 1, a plataforma foi contratada para todas as escolas da rede, tornando-se um recurso pedagógico para professores e estudantes. Gerenciado pelo Instituto Tamanduá Cultural, Curta!Educação conta com mais de 2 mil filmes ou episódios de séries, classificados conforme a Base Nacional Comum curricular (BNCC) para a abordagem de temas de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento.


Leia também

Jovens indígenas multimídia fortalecem a cultura Huni Kuin

Documentário na escola: diferentes linguagens em ação


Curta!Educação
Plataforma de streaming Curta!Educação
Imagem: divulgação

Professores e estudantes estimulados

Para incentivar o uso efetivo da plataforma pelos professores foram realizadas a oficina e o concurso Procura-se Professor Autor. Os resultados das atividades surpreenderam. Dos 3 mil alunos da rede, 1374 assistiram a pelo menos um dos 48 filmes utilizados em projetos pedagógicos por 154 professores (dos 300 docentes da rede). 

Além disso, 74 relatos das experiências com os filmes em salas de aula foram compartilhados pelos professores no ‘banco de relatos de uso’ da rede colaborativa nacional de ideias em torno do uso pedagógico de filmes na escola. 

Premiação

Estes professores concorrem a três prêmios no Melhor Relato do Concurso Professor-Autor, que serão anunciados em cerimônia no início do próximo semestre letivo, em categorias específicas: educação infantil; 1º e 2º ano; e 3º ao 5º ano do ensino fundamental. 

Para além de diplomas, esses professores serão premiados com troféus personalizados e caixinhas de som, reconhecendo não apenas seu empenho, mas também a qualidade das experiências compartilhadas.

Para saber mais: https://saomanuel.curtaedu.org.br/ 

Prefeito e diretora destacam experiência e estratégias de ensino

Segundo o prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, a plataforma “amplifica a troca de experiências e boas práticas, estimulando um processo de ensino mais moderno e alinhado às expectativas das novas gerações”.

Já para Elys Pacheco, diretora de educação do município, a iniciativa representa uma união proveitosa entre educação, entretenimento e estratégias que otimizam o uso do audiovisual no ensino e aprendizagem. 

 

“Os professores têm utilizado o Curta!Educação como complemento às aulas, projetos e para a consolidação das habilidades trabalhadas em sala de aula. Por meio dessa ferramenta, é possível enriquecer as atividades educativas, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa para os alunos”, conta Elys.

Histórico

O Curta!Educação é pioneiro na organização de uma rede colaborativa web 2.0 de professores em torno do uso do audiovisual na educação e que, com patrocínio da Petrobras entre os anos 2007 e 2012, disponibilizou gratuitamente mais de 600 filmes de curta-metragem brasileiros e 1200 planos indicando o seu uso em salas de aula. O projeto teve mais de 60 mil educadores cadastrados de 27 mil escolas de todo o Brasil, impactando mais de 15 milhões de alunos matriculados (33% de todo o alunato nacional na educação básica).

Leia também:

O valor da literatura negra na educação antirracista

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações

Mapa do Site