A sustentabilidade é um dos temas mais presentes entre os projetos finalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da empresa Samsung. Com coordenação-geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a iniciativa […]
Publicado em 11/10/2023
A sustentabilidade é um dos temas mais presentes entre os projetos finalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da empresa Samsung. Com coordenação-geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a iniciativa é conhecida por estimular estudantes e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática).
Leia também
Sustentabilidade na escola: cessar a competição e estimular a colaboração
Educação indígena: escola viva ainda está longe de ser alcançada
“Ao longo desses 10 anos, o Programa Solve for Tomorrow Brasil tem reafirmado seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira”, afirma Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec. “Nesta 10ª edição, vale destacar o protagonismo juvenil dedicado a projetos que abordam questões atuais e urgentes, como o meio ambiente e a sustentabilidade”, complementa.
São dez projetos selecionados para a etapa final do programa da Samsung, entre eles estão iniciativas focadas em produção de biogás, bioinsumos agrícolas e combustíveis sólidos, bem como projetos de reciclagem, fraldas ecológicas e agricultura. Há também projetos voltados para a área da saúde, com foco em fotoproteção com ação repelente e no conforto auditivo de estudantes com autismo.
Na etapa final, os grupos finalistas devem produzir um vídeo para detalhar a ideia de seus respectivos projetos. Esses conteúdos serão publicados no site oficial do programa quando as votações do júri popular forem abertas ao público, em 16 de novembro. Nesta reta final, os estudantes continuam tendo mentorias técnicas para obter suporte de especialistas do Solve For Tomorrow, a fim de aprimorarem seus protótipos para a cerimônia final do programa, que acontece em 28 de novembro, data em que serão anunciados os vencedores da edição.
Com um total de seis projetos selecionados para a etapa final do programa, o Nordeste é a região do país de maior destaque, assim como já vem acontecendo nos últimos anos. O Sudeste é a segunda maior região em número de projetos finalistas, com duas equipes no total. Além disso, entre os estados, o Maranhão se destacou, com dois projetos finalistas.
Em sua 10ª edição, o programa registrou um aumento de 28,4% no número de inscrições, tendo um crescimento de 50,92% no número de estudantes inscritos e de 20,83% na quantidade de escolas em comparação ao ano anterior. Com um total de 2.348 projetos, essa é a maior edição do programa em número de participantes desde 2014, quando a iniciativa chegou ao Brasil.
“A 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil já é histórica. Conseguimos observar um interesse genuíno de escolas de todo o país em participar do programa, com projetos realmente inovadores e criativos, que oferecem soluções importantes às demandas da sociedade”, ressalta Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil.
“Para nós, da Samsung, essa iniciativa é uma importante ferramenta para introduzir esses jovens estudantes no campo da pesquisa e da ciência, além de contribuir para que eles desenvolvam suas habilidades dentro e fora da sala de aula. Esse é um dos objetivos do Solve For Tomorrow de acordo com a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, complementa Anna Karina Pinto.
Melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água — CEDUP – Centro de Educação Profissional Abilio Paulo (Criciúma, SC)
Produção de combustível sólido de alto rendimento com cascas de coco e serragem — Centro de Ensino Casemiro de Abreu (Tutótia, MA)
Produção de biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade — Centro de Ensino Sabino Barros – Anexo I – Jacaré (Penalva, MA)
PectiVitalis: Revestimento sustentável anti-desperdício para frutos — Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis (Cascavel, CE)
Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula —Escola Estadual Angelo Scarabucci (Franca, SP)
Greentech: cultivando o futuro – Uma alternativa para a agricultura sustentável — Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (Cuité, PB)
EKOfraldas — Escola Estadual Professor Paulo Freire (Carnaíba, PE)
Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas — IFES – Campus Vila Velha (Vila Velha, ES)
SPP Sustentável: reciclando no Potengi — IFRN – Campus São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi, RN)
FotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente — IFRO – Campus Porto Velho Calama Nano (Porto Velho, RO)
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e como adiantado, coordenação-geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Para saber mais sobre o programa, clique aqui e acesse o site oficial.