/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Conhecimento

Sete hábitos que norteiam o programa Líder Em Mim  

O Líder em Mim (LEM) é um caminho para que os estudantes possam conquistar o sucesso acadêmico, mas, acima de tudo, o pessoal. O programa que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais e capacitar os estudantes com habilidades de liderança, autoconhecimento, empatia e responsabilidade.   Para […]

Publicado em 21/09/2023

por Apresentado por SOMOS Educação

O Líder em Mim (LEM) é um caminho para que os estudantes possam conquistar o sucesso acadêmico, mas, acima de tudo, o pessoal. O programa que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais e capacitar os estudantes com habilidades de liderança, autoconhecimento, empatia e responsabilidade.  

Para isso, o Líder em Mim é baseado em sete hábitos que orientam e fortalecem o desenvolvimento pessoal e liderança de estudantes. Hábitos que promovem a educação integral dos alunos, como explica o assessor pedagógico, Léo Gonçalves. 

Saiba quais são os hábitos e quais as habilidades são desenvolvidas em cada um deles: 

1: Seja Proativo: é o ato da escolha, entender que você está no comando dos seus pensamentos e de suas emoções. Cabe ao estudante gerenciar o seu ambiente emocional. 

2: Comece Com o Objetivo em Mente: é o hábito da visão, de ter um plano. Ao desenvolver esse plano, o aluno precisa ter foco e comprometimento para conseguir concluí-lo. 

3: Faça Primeiro o Mais Importante: é o hábito da integridade e execução: “primeiro o trabalho, depois o lazer”. Desenvolver no estudante a integridade e a disciplina em um trabalho contínuo em que ele vai se tornando cada vez mais independente e maduro. 

4: Pense Ganha-Ganha: é o hábito do benefício mútuo: “todos podem vencer”. É um modelo mental de pensar com abundância e justiça. Não olhar só o meu lado, mas entender que quando todos ganham, a vida fica mais equilibrada. O estudante aprende a não pensar só nele, mas no todo.

“Entender que o pensamento da escassez, do ganha-perde, não é solidário,” destaca Léo Gonçalves. 
Líder em Mim
Foto: shutterstock

5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido: é o hábito da compreensão mútua: “ouça antes de falar”. Entender que as pessoas querem e precisam ser ouvidas com respeito e empatia. “A sua biografia não é a solução para os problemas dos outros, tenha a coragem e a consideração de saber ouvir”, destaca o assessor pedagógico. 

6: Crie Sinergia: é o hábito da cooperação criativa: “junto é melhor”. É saber celebrar as diferenças. Como disse Stephen Covey, que elaborou os sete hábitos: “Se duas pessoas pensam a mesma coisa dentro de uma empresa, uma delas é desnecessária”. Ideias diferentes estimulam a criatividade e isso ocorre quando trabalhamos juntos, com pessoas com visões e opiniões diferentes. 

7: Afine o Instrumento: é o hábito da renovação: melhoria contínua. A ideia é que antes de tocar um instrumento, o músico precisa afiná-lo. Isso vale para cada pessoa: precisamos estar afinados em pelo menos quatro áreas: física, mental, espiritual e social (corpo, mente, espírito e coração) para que possamos viver bem.

“No geral, focamos muito na produtividade sem dar o devido valor as pessoas, esse é um processo contínuo de busca pelo equilíbrio”, conclui Gonçalves. 

Saiba mais sobre o programa Líder em Mim: www.olideremmim.com.br 

Leia também:

Líder em Mim forma líderes do futuro por meio da educação integral focada em competências socioemocionais

Professores indígenas: entre preconceito e descaso, a vontade de aprender 

Autor

Apresentado por SOMOS Educação


Leia Conhecimento

Anna

Abordagem STEM tem revolucionado a aprendizagem de estudantes

+ Mais Informações
Samsung

11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil: inscrição termina hoje, 17

+ Mais Informações
SinproSP

Com Paulo Freire como patrono, Escola de Professores do SinproSP encerra...

+ Mais Informações
plataforma Teachy

Plataforma Teachy otimiza o tempo dos professores por meio da...

+ Mais Informações

Mapa do Site