NOTÍCIA

Gestão

Prêmio Escolas Sustentáveis está com inscrições abertas

Podem participar do prêmio escolas do Brasil, México e Colômbia que desenvolvam projetos voltados à agenda ESG

Publicado em 26/06/2023

por Redação revista Educação

As inscrições para o Prêmio Escolas Sustentáveis, que tem como objetivo reconhecer projetos de cunho socioambiental que tenham sido criados e desenvolvidos por instituições de ensino de Brasil, México e Colômbia, já estão abertas e vão até agosto de 2023. Os projetos devem estar relacionados a temáticas da agenda ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança, em duas categorias: ensino fundamental e ensino médio. Podem se inscrever escolas de ensino público e privado dos três países participantes.


Leia também

Espaços que educam: as novas integrações das escolas com os ambientes

Estudantes criam sistema de energia sustentável


A primeira edição do prêmio é um lançamento da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), da Santillana Educação e da Fundação Santillana. Na primeira etapa (nacional), serão selecionados seis vencedores de cada país, sendo três referentes ao ensino fundamental e três de ensino médio. As escolas escolhidas em primeiro lugar em cada categoria serão classificadas para a competição internacional.

As escolas vencedoras irão receber, na primeira etapa, a quantia de 15 mil reais em cada categoria, como forma de incentivo para a continuidade de suas práticas sustentáveis. Já na fase internacional, o valor será de 25 mil reais. Serão aceitos projetos desenvolvidos até o dia 4 de junho de 2023.

Iniciativa cidadã

“O Prêmio Escolas Sustentáveis tem o objetivo de valorizar projetos sociais, ambientais e de governança que nascem no âmbito escolar e extrapolam os muros desses ambientes, podendo impactar positivamente as populações do entorno. É um prêmio que valoriza a iniciativa cidadã”, afirma Luciano Monteiro, diretor global de comunicação e sustentabilidade da Santillana.

Os projetos deverão ser conduzidos por equipes de estudantes e de membros das comunidades do entorno das escolas de ensino. É preciso que os projetos inscritos promovam impactos nas escolas e nos seus entornos, mobilizando e conscientizando a população sobre a necessidade de mitigar riscos sociais e ambientais, tanto do ponto de vista individual como coletivo.

Para Francisco Cuadrado, presidente-executivo da Santillana, “o prêmio é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Uma iniciativa com a qual pretendemos sensibilizar a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às melhores práticas para que sirvam de inspiração ao resto das escolas da América Latina”.

Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, destacou o papel “protagonista” da educação em temas relevantes, como o acesso à água, o controle da poluição e do aquecimento global e a importância da reciclagem. “Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema que os cerca os torna responsáveis por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou.

Por sua vez, Raphael Callou, diretor da OEI Brasil, ressalta: “Ao longo de sua história, a OEI tem promovido projetos que fortalecem a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano, construindo um presente e um futuro melhor para todos. O Prêmio Escolas Sustentáveis se une a esse ideário ao reconhecer e incentivar nas escolas o desenvolvimento de uma visão e atitude sistêmicas, o que repercutirá positivamente em toda a comunidade”.

Para acesso ao regulamento completo, mais informações e realizações das inscrições, basta clicar aqui.

Leia também:

Educação alimentar para um mundo mais justo: o papel da escola

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

futuro

Convivência e troca de experiências ajudam a formar jovens para os...

+ Mais Informações
EMEI Nelson Mandela

EMEI Nelson Mandela, a escola referência nacional em educação...

+ Mais Informações
gestores escolares

Reflexões estratégicas para gestores escolares

+ Mais Informações
Edutainment

Edutainment: aprendizado por meio do entretenimento

+ Mais Informações

Mapa do Site