NOTÍCIA

Conhecimento

Alexandre Sayad fala de inteligência artificial e educação midiática em novo livro gratuito

Chat GPT, buscadores digitais, redes sociais, câmeras de segurança, internet banking: o universo conectado se expande em uma velocidade inestimável a cada dia, moldando nossas maneiras de ser, pensar e agir. Como os algoritmos de inteligência artificial mediam e recortam a visão do ser humano […]

Publicado em 23/06/2023

por Redação revista Educação

inteligência artificial_4

Chat GPT, buscadores digitais, redes sociais, câmeras de segurança, internet banking: o universo conectado se expande em uma velocidade inestimável a cada dia, moldando nossas maneiras de ser, pensar e agir. Como os algoritmos de inteligência artificial mediam e recortam a visão do ser humano sobre o mundo que o cerca? 


Leia também

Educação midiática desde a educação infantil

Por uma pedagogia das mídias


A partir da análise sobre como pensamento crítico pode funcionar quando tratamos da inteligência artificial, o educador, jornalista e colunista da revista Educação, Alexandre Le Voci Sayad, arrisca como a educação deve abordar essa relação em seu novo livro. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática, publicado pelo Instituto Palavra Aberta (entidade sem fins lucrativos que desde 2019 desenvolve o EducaMídia), é baseado na pesquisa de mestrado do autor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A inteligência artificial é um campo multidisciplinar de conhecimento que pode parecer invisível à percepção humana, mas suas consequências não o são. Seus avanços técnicos já impactam a vida em sociedade em velocidade inédita — por isso ocupa hoje papel relevante no debate em políticas públicas no mundo todo.

O livro conta com textos complementares de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Dora Kaufman, pós-doutora em inteligência artificial e colunista da Época Negócios; Lucia Santaella, pós-doutora em semiótica e professora da PUC-SP, e Rosane Rosa, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e professora visitante da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

Para lançar a obra, haverá uma série de eventos, entre os quais o primeiro será uma live com o autor Alexandre Sayad e Rosane Rosa, no dia 28 de junho, a partir das 20h. A transmissão ocorrerá na página de Facebook da Revista Educação e no canal de Youtube do EducaMídia.

A obra contribui para o movimento Open Science a encontra-se sob licença Creative Commons, com download pelo site do Palavra Aberta. Clique aqui para acessar.

inteligência artificial
Foto: Instagram/ revista Educação e EducaMídia

Lançamento: 

Livro: Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática

Formato: Live com Alexandre Sayad e participação da Prof.ª Dr.ª Rosane Rosa

Data: 28 de junho, às 20h

Local: Facebook da revista Educação: https://www.facebook.com/events/640321594782857

Youtube do EducaMídia: https://www.youtube.com/watch?v=QJeqzt_oEdk

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

Movimento LED

Com Lázaro Ramos, programa apresentará projetos educacionais vencedores...

+ Mais Informações
inglês

Para 54% dos brasileiros, educação formal não gera proficiência em...

+ Mais Informações
mostra

Escola Lourenço Castanho inova e inaugura exposição itinerante

+ Mais Informações
Desafio LED

Estudantes podem ganhar 300 mil no Desafio LED 2024. Participe

+ Mais Informações

Mapa do Site