NOTÍCIA

Conhecimento

BH terá em julho a primeira bienal voltada a uma educação inovadora e inclusiva

Criada como uma oportunidade de compartilhar ideias inovadoras e contribuir para boas transformações na área da Educação, a Eduko – Bienal de Novos Saberes, terá sua 1ª edição nos dias 28 e 29 de julho de 2023, no Sesc Palladium, região central de Belo Horizonte. […]

Criada como uma oportunidade de compartilhar ideias inovadoras e contribuir para boas transformações na área da Educação, a Eduko – Bienal de Novos Saberes, terá sua 1ª edição nos dias 28 e 29 de julho de 2023, no Sesc Palladium, região central de Belo Horizonte.

Mais do que um congresso bienal dedicado ao tema, a Eduko pretende ser uma plataforma que conecta educadores, professores, gestores educacionais e estudantes preocupados com o destino da Educação e capazes de transformar o mundo através dela. Para saber mais acesse: eduko.com.br

As atrações incluem convidados de grande relevância no mercado educacional, científico e cultural do Brasil e do exterior. A ideia é que o público possa refletir e ressignificar sua atuação a partir de três conceitos principais: questionar, entender e transformar.

É preciso olhar para o futuro

Para Joaquim Antônio Gonçalves, diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, a Eduko mostra a constante evolução da atuação do Sistema Fecomércio MG na área. “O Sesc, bem como o Senac, faz a diferença na vida de milhares de mineiros e mineiras, há várias gerações, promovendo o acesso ao conhecimento e ao ensino de forma humanizada, acolhedora e profissional. Para seguir construindo essa história, entendemos que é necessário olhar para o futuro, avaliar os desafios e necessidades e se adaptar a esses novos cenários. A Eduko é uma grande oportunidade dentro da nossa missão de construir pontes para uma Educação mais inovadora e inclusiva, para todos, que precisa começar a existir hoje”, afirma.

A gerente de Educação do Sesc em Minas, Maria Emília Caldeira, destaca os esforços da Eduko para colaborar com as transformações que o mercado educacional demanda no século 21.

“Temos atualmente uma enormidade de recursos e possibilidades tecnológicas que permitem a inovação em diversas áreas, mas que ainda precisam ser discutidas como ferramentas que auxiliam a aprendizagem. É essa discussão que a Eduko pretende proporcionar nessa primeira edição, realizada com muito empenho curatorial para encantar o mundo educacional e se tornar o principal evento de Educação em Minas Gerais”, explica.

Programação diversa

A programação conta com talks, palestras e encontros especiais no Grande Teatro Sesc Palladium. Um dos destaques será o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, e referência na construção de novos modelos educacionais. Entrevistado especial da edição de maio da revista Educação, ele apresentará a palestra “Escola da Ponte – experiências de aprendizagem que transformam”.

Outra atração internacional é o espanhol Antoni Zabala, presidente e diretor pedagógico do Instituto de Recursos e Investigação para a Formação, em Barcelona. Sua palestra terá o tema: “Transformando a Educação com metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais”.

Personalidades de grande relevância da intelectualidade brasileira também estarão presentes, como o historiador e escritor Leandro Karnal e a filósofa Djamila Ribeiro. A lista de convidados ainda inclui Alexandre Le Voci Sayad, Lua Couto, Rodrigo Mendes, Clélia Rosa, Jaqueline Coêlho, Fernanda Furia, Ronaldo Gazel e Sofia Fada (grupo Kriativar), Paulo Tomazinho e Marlon Brunetta (Grupo Moonshot) e Gabriela Augusto.

Bienal

Espaço Eduko

Durante todo o evento, o público terá contato com um universo de experimentações chamado Espaço Eduko, que oferece múltiplas ativações interativas que instigam reflexões sobre os futuros possíveis no contexto da Educação na era da transformação social e digital.

Música, poesia e teatro

A programação também reserva espaço para arte e entretenimento, com intervenção cênica do Grupo Trampulim, palestra cênico-literária realizada pelo ator Odilon Esteves e show do músico Zeca Baleiro, que encerrará o evento.

Participe

Para saber mais sobre a programação e garantir seu lugar na Eduko – Bienal de Novos Saberes, acesse: eduko.com.br 

Leia também:

“O centro não é o aluno e nem o professor”, diz José Pacheco

A diversidade na escola como direito

Autor

Apresentado por Sesc Minas, Senac e Fecomércio MG


Leia Conhecimento

PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações

Mapa do Site