NOTÍCIA

Bett Brasil

Educação brasileira precisa qualificar seu investimento

“Não se pode esquecer que a educação aqui foi durante muito tempo dominada por determinados grupos. Para o bem ou para o mal, as elites do Brasil moldaram a forma como enxergamos o país”, diz Michael França, economista, pesquisador do Insper e colunista do jornal […]

Publicado em 10/05/2023

por Diego Braga Norte

educação brasileira_bett

“Não se pode esquecer que a educação aqui foi durante muito tempo dominada por determinados grupos. Para o bem ou para o mal, as elites do Brasil moldaram a forma como enxergamos o país”, diz Michael França, economista, pesquisador do Insper e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Seu apontamento sobre a educação brasileira dá o tom do painel Educação e democracia na diversidade, que acontece dia 10 de maio, às 15h30, na Bett Brasil*.


Leia também

Alucinações numéricas: matemática continua sendo um dos maiores desafios da educação brasileira

O novo Fundeb em SP e suas fases de implementação


Ao lado de João Marcelo Borges, pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e gerente de pesquisa do Instituto Unibanco, e com mediação de Leny Kyrillos, comentarista da rádio CBN, eles discorrem como os problemas históricos e estruturais do país seguem impactando negativamente a educação nos dias de hoje. 

Quebrar as barreiras

Uma das maneiras de corrigir as distorções atuais, avalia João Marcelo Borges, é a implantação de “metas ambiciosas e públicas que orientem os esforços dos sistemas de ensino”. Michael França, que também é coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, complementa afirmando que “a alta desigualdade e a baixa mobilidade social no Brasil afetam nossas relações socioeconômicas de formas que muitos ainda nem sequer imaginam”. Nesse contexto, grande parte dos resultados das vidas dos brasileiros são influenciados pelo que ele chama de ‘loteria do nascimento’.

Ou seja, a classe social, o gênero, a raça e o local onde cada pessoa nasce têm significativa influência sobre suas vidas. “Para criar uma sociedade mais prospera, precisamos mudar isso. Precisamos criar condições para que uma parte maior dos resultados alcançados por nossos compatriotas sejam resultados de suas escolhas e esforços. Isso faz parte de uma construção não só individual, mas coletiva”, avalia o pesquisador.
educação brasileira
Educação brasileira: Michael França, economista, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e colunista do jornal Folha de S. Paulo
Foto: divulgação/Insper 

Investir é preciso

João Marcelo relembra que o gasto público com educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país teve um salto importante nas últimas décadas; apesar dos consecutivos recuos nos valores totais registrados nos últimos cinco anos. Mas, para melhor mitigar os problemas da educação, a qualidade dos gastos tem de melhorar. 

“Primeiro, na priorização dos gastos. Por exemplo, queremos gastar mais no ensino superior ou na educação básica?”, questiona o pesquisador, indicando que é preciso um plano de ação para orientar políticas públicas mais eficientes.

Citando números da execução do orçamento da União, João Marcelo explica que a maior parte dos gastos nacionais em educação são de custeio, para manter a desigual e ineficiente estrutura já existente. O caminho para mudar tal panorama e avançar é ampliar os gastos em investimentos para combater as deficiências. 


Leia também

MEC: enfrentar o desmonte e retomar os avanços


Educação, papel de todos

Ambos os pesquisadores concordam que dentre os muitos problemas que o país tem, a educação deve ser tratada como prioridade. “Ela é um meio de mudar a forma como enxergamos o mundo e tem o potencial de nos ajudar a lidar melhor com problemas complexos e auxiliar no desenvolvimento de escolhas mais assertivas”, opina Michael França. João Marcelo complementa afirmando que “a despeito das políticas públicas e da ação governamental, que são importantíssimas, a sociedade precisa se sentir responsável pela educação”. 

educação brasileira
João Marcelo Borges, pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e gerente de pesquisa do Instituto Unibanco
Foto: divulgação/Instituto Unibanco

Por incompatibilidade de agenda, as falas de João Marcelo Borges, do Instituto Unibanco, foram tiradas destas duas entrevistas:

https://www.youtube.com/watch?v=_BfZiZWnyi4

https://www.youtube.com/watch?v=r8l3elxejEA



Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Acontece de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, São Paulo. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Nossa cobertura jornalística tem o apoio das seguintes empresas: Epson, FTD Educação, Santillana Educação, Skies Learning by Red Balloon e Somos Educação.



Leia também:

Para preservar a língua tradicional, professor indígena Joaquim Maná desenvolve a escrita de seu povo

Autor

Diego Braga Norte


Leia Bett Brasil

projetor-interativo-epson

Como tornar a tecnologia digital uma aliada do professor

+ Mais Informações
inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
augusto-cury-intoxicacao-digital-

Intoxicação digital e o papel da escola, segundo Augusto Cury

+ Mais Informações
avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações

Mapa do Site