NOTÍCIA

Gestão

Unesco lança publicação sobre a importância da direção escolar para a transformação da educação no Brasil

A publicação traz temas como as características pessoais que os profissionais em cargo de direção devem ter ou desenvolver

Publicado em 28/04/2023

por Redação revista Educação

liderança escolar_2 Foto: freepik

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, lançou em 26 de abril, em um webinar, a publicação Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil. A publicação é o resultado de uma pesquisa realizada por 15 especialistas de diferentes nacionalidades e oferece uma visão geral sobre as questões mais relevantes do debate atual acerca de liderança e gestão nas escolas.


Leia também

Os futuros da educação segundo a Unesco

As capacidades essenciais de líderes sistêmicos


 

“É de extrema importância, para a Unesco, realizarmos um debate centrado no papel fundamental dos diretores e diretoras escolares que lutam diariamente por uma educação de qualidade para todos os estudantes. Na semana em que se celebra o Dia da Educação, lançamos esta publicação para aprofundar esse debate, reconhecendo o papel da liderança e da boa gestão na melhoria da qualidade da educação, bem como o fato de que a transformação sustentada e duradoura das escolas somente é possível com a participação ativa de seus dirigentes e de toda comunidade escolar”, diz Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil.

A liderança da direção escolar tem sido considerada um fator-chave para a melhoria da qualidade educacional e é o segundo fator intraescolar com maior incidência sobre a melhoria da educação, superada apenas pelos docentes. Por isso, há décadas as pesquisas educacionais buscam conhecer mais sobre as lideranças de diretores de escolas, o que ocasionou um vasto e rico acúmulo de conhecimentos a esse respeito. A publicação foi lançada com o objetivo de reunir uma parte significativa desse conhecimento desenvolvido internacionalmente e disponibilizá-lo ao público brasileiro. Clique aqui e acesse a publicação.

O livro está organizado em 12 capítulos, nos quais trabalharam 15 autores de nove países: Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Israel, México, Nova Zelândia e Reino Unido (Inglaterra). Todos os acadêmicos que participaram desse trabalho têm uma trajetória reconhecida no estudo da liderança escolar. Alguns dos temas abordados no livro são: aspectos da liderança do diretor e sua relevância; características pessoais que os profissionais em cargo de direção devem ter ou desenvolver para desempenhar uma boa gestão; entre outros.

Participaram do evento a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto; a secretária de educação básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Kátia Schweickardt; e o diretor do centro de desenvolvimento da gestão pública e políticas educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), José Henrique Paim. O evento teve como moderadores os autores do livro José Weinstein, professor da Universidade Diego Portales (Chile), e Lara Simielli, professora na Fundação Getulio Vargas. Participaram como painelistas os coautores Margaret Terry Orr, professora na Universidade Fordham (EUA), e Coby Meyers, professor na Universidade da Virgínia (EUA). O evento contou ainda com a presença da secretária de educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira; da secretária de educação do município de Vitória (ES), Juliana Rohsner; e de Rosimeire dos Santos Guerra, diretora do Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer.

Você pode conferir como foi o webinar no canal da Unesco no YouTube.

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

educação ambiental

Caminhos para gestores e professores implantarem a educação ambiental em...

+ Mais Informações
ensino

É preciso integrar a trajetória da educação básica com a do ensino...

+ Mais Informações
José Pacheco - escola

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

+ Mais Informações
escola e família

Família e escola: papéis diferentes e complementares

+ Mais Informações

Mapa do Site