NOTÍCIA

Conhecimento

Faculdade Rudolf Steiner oferece disciplina gratuita em pedagogia

A formação de um educador deve ir muito além de aprender técnicas sobre como ensinar um conteúdo, desenvolver aspectos cognitivos dos alunos ou compreender a estrutura do funcionamento escolar. Sabendo disso, para auxiliar os futuros professores a desenvolver um olhar mais humano ainda na formação acadêmica, […]

Publicado em 15/02/2023

por Redação revista Educação

faculdadade-rudolf-steiner

A formação de um educador deve ir muito além de aprender técnicas sobre como ensinar um conteúdo, desenvolver aspectos cognitivos dos alunos ou compreender a estrutura do funcionamento escolar. Sabendo disso, para auxiliar os futuros professores a desenvolver um olhar mais humano ainda na formação acadêmica, a Faculdade Rudolf Steiner, em SP, abre inscrições gratuitas para a disciplina ‘fases da vida’, com início amanhã, 16 de fevereiro.

Estudantes de pedagogia, psicologia, psicopedagogia ou outra graduação de qualquer instituição de ensino superior (pública ou privada) e que estejam interessados em aprofundar o conhecimento sobre a educação para crianças e jovens podem cursar a disciplina sem custo. As vagas são limitadas. 


Leia: Conheça os princípios da pedagogia Waldorf na infância


Ministrada na modalidade presencial, a capacitação oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver a consciência e a compreensão sobre as perspectivas da criança em diferentes ciclos da vida, um recurso importante para construir a capacidade de relacionamento com seus futuros alunos em sala de aula. 

Para participar

As aulas terão início em 16 de fevereiro e ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h40, na Faculdade Rudolf Steiner, situada na Rua Job Lane, 900, Alto da Boa Vista, em São Paulo. A previsão de encerramento será em junho. Quem participar receberá um certificado de extensão e ampliação cultural da instituição. 

As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp 11 96840 4224 e, durante o contato, os interessados terão que apresentar comprovação de vínculo acadêmico com qualquer graduação por meio de documentos, como a carteirinha de estudante, declaração, boleto ou comprovante de matrícula. Além de estudantes do ensino superior, a disciplina ‘fases da vida’ também está disponível, em condição diferenciada, para professores já graduados.


Escute nosso podcast:


Sobre a formação

Durante a jornada de ensino, o universitário vai estudar as características e qualidades das diferentes faixas etárias e revisitar seu próprio percurso escolar, entrando em contato com vivências da infância e juventude. Importantes pensadores da história da psicologia, como Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, além de conceitos da pedagogia waldorf e da antroposofia, integram os fundamentos dos estudos. 

“É uma disciplina que apresenta algumas concepções da biografia humana. Estudamos, por exemplo, o surgimento da ideia do inconsciente, de como aquilo que vivenciamos como criança marca a nossa vida adulta. Além disso, tratamos da importância de o professor ser mais consciente na relação com os alunos e compreender o papel que a escola tem no seu desenvolvimento. E trazemos ainda a visão da pedagogia waldorf, estudando com maior profundidade os momentos mais importantes de ser criança dos zero aos sete anos, dos sete aos 14, depois na fase do ensino médio e até na vida adulta”, esclarece Florencia Guglielmo, docente da disciplina. 

Faculdade Rudolf Steiner quer compartilhar conhecimento

Florência é atuante na pedagogia waldorf, especialista em teoria psicanalítica e doutora em ciências da saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além de professora no ensino superior, a profissional também integra o corpo de apoio pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Atividade gratuita contará com certificado em extensão
Foto: reprodução/FRS

Diretora da faculdade, Melanie Guerra explica que a abertura da disciplina ‘fase da vida’ a outros graduandos de pedagogia tem o intuito de colaborar com a qualidade de uma formação mais humanizada e integral de futuros docentes. 

“Assim como fazemos com nossos alunos, queremos apoiar e contribuir com outros estudantes de pedagogia, ampliando o conhecimento e democratizando ensinamentos e boas práticas que colaborem para a sua formação. É mais uma estratégia para ajudarmos na melhora na educação”, explica Melanie.  

Leia também

António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir
 

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

Movimento LED

Com Lázaro Ramos, programa apresentará projetos educacionais vencedores...

+ Mais Informações
inglês

Para 54% dos brasileiros, educação formal não gera proficiência em...

+ Mais Informações
mostra

Escola Lourenço Castanho inova e inaugura exposição itinerante

+ Mais Informações
Desafio LED

Estudantes podem ganhar 300 mil no Desafio LED 2024. Participe

+ Mais Informações

Mapa do Site