ARTIGO
“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, é um hábito.” Essa frase inspiradora é de Aristóteles, escolhida por Karina Tomelin, pedagoga, psicóloga, mestre em educação e formadora de docentes, para inspirar a preparação de uma aula sobre projeto de […]
“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, é um hábito.” Essa frase inspiradora é de Aristóteles, escolhida por Karina Tomelin, pedagoga, psicóloga, mestre em educação e formadora de docentes, para inspirar a preparação de uma aula sobre projeto de vida. Além da frase, que pode ser compartilhada nas redes sociais, cinco dicas preciosas e uma indicação de leitura: A revolução do pouquinho (ed. DVS), de Eduardo Zugaib — tudo reunido num drops do aplicativo gratuito EducaBox. A cada dia, um novo drops com conteúdo diferente. No formato de microlearning, o aplicativo oferece ao educador, além do auxílio prático e efetivo na preparação de aulas, a possibilidade do autodesenvolvimento e de aprimorar as competências digitais.
Educadora desde os 19 anos, Karina atuou da educação infantil à pós-graduação, e vem se dedicando cada vez mais à formação de professores. Criados e escritos pela própria Karina, os conteúdos dos 100 primeiros drops do EducaBox ganharam a versão impressa no ano passado, o livro 100 Ideias inspiradoras para as suas aulas (ed. Letramento).
Leia: Professor, aprendendo o que teria de ensinar
Agora, Karina lança o segundo livro, + 100 Ideias inspiradoras para suas aulas, da mesma editora. Com design atrativo, os livros propiciam uma vivência mais sensorial.
“No aplicativo, é possível favoritar o drops. Nos livros, o educador pode pintar, anotar, escrever”, conta Karina.
Os conteúdos contemplam as estratégias, metodologias e competências necessárias aos professores. O tema é apontado em forma de pergunta. Conceitos e teorias são apresentados de maneira direta e linguagem acessível. A leitura é leve e instiga o fazer seguro, direcionado ao tema que o educador precisa compreender, assimilar e ensinar. Karina explica que “a linguagem adotada é tanto para professores da educação básica – eles se sentem reconhecidos no que está sendo abordado – quanto para os da educação superior e também para educadores sociais e corporativos”.
Leia: Duas décadas depois, filme Entre os muros da escola ainda dialoga com a realidade
A partir de pesquisas acerca das múltiplas experiências de aprendizado, a autora também leva em consideração o voice-first, a ideia de que a voz é o principal elemento da comunicação. O crescimento na utilização de audiobooks, o uso da voz em comandos de pesquisas no Google ou mesmo no Wyse, comprovam a ideia. Seguindo a tendência, Karina disponibiliza os conteúdos do Educabox, que são curtos e podem ser ouvidos em skill para Alexa. Ela detalha: “O educador dá o comando – ‘Alexa, abre o Educabox’ – e ela vai falar: ‘olá, o seu drop do dia é Como lidar com a indisciplina na sala de aula?”.
Karina considera que a vida do professor é solitária e há pouco tempo para a troca de experiências, por isso, suas propostas para os professores se dão a partir das microaprendizagens e também priorizam o compartilhamento. “Por exemplo, a Alexa pode reverberar os conteúdos numa sala de professores”, finaliza.
Clique aqui para mais informações sobre o novo livro, que custa cerca de 50 reais.