NOTÍCIA

Conhecimento

3ª Jornada Bett discutirá gestão escolar e inovação na aprendizagem

Um dos principais eventos de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil realiza mais um evento itinerante, desta vez em Recife, PE. A 3ª Jornada Bett Recife começa amanhã, 5, e vai até quinta, 6, em formato híbrido: presencialmente no Centro de Eventos Recife/PE, e com transmissão […]

Publicado em 04/10/2022

por Redação revista Educação

Um dos principais eventos de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil realiza mais um evento itinerante, desta vez em Recife, PE. A 3ª Jornada Bett Recife começa amanhã, 5, e vai até quinta, 6, em formato híbrido: presencialmente no Centro de Eventos Recife/PE, e com transmissão ao vivo na Plataforma Bettonline. Para participar é necessário adquirir o ingresso no Sympla. Clique aqui. 

Com o tema central Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?, a proposta é abrir um diálogo de qualidade sobre os desafios enfrentados por gestores e líderes educacionais e como a inovação pode chegar em suas escolas. 

A 3ª Jornada Bett Recife reunirá gestores, mantenedores e líderes educacionais de ensino básico do setor privado da região Nordeste do Brasil, que terão acesso a oito painéis de debates, com 30 palestrantes que são referência da comunidade educacional e mais de 15 horas de conteúdo.

“A proposta do evento é reunir educadores e especialistas brasileiros para um amplo diálogo sobre o cenário atual e o futuro da gestão educacional. As temáticas dos painéis têm o conteúdo voltado sobre os desafios enfrentados por gestores escolares para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, em meio aos constantes impactos sofridos por novos processos, tecnologias, metodologias e formas de pensar a aprendizagem”, diz Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil.

Veja a programação completa, clique em -> 3ª Jornada Bett Recife (PE)

———

Leia: Em parceria inédita, currículo escolar de ensino técnico ganha participação da indústria

———

Como será a Jornada Bett em Recife

No primeiro dia, a Jornada Bett terá a abertura oficial conduzida por dois educadores reconhecidos do cenário educacional de Pernambuco: o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE/PE), José Ricardo Dias Diniz, e o professor Luciano Meira, que atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, é professor colaborador da CESAR School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e sócio-fundador da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas.

Sobre a educação no estado de Pernambuco, Diniz cita como exemplos de práticas que deram certo, o desenvolvimento da escola em tempo integral como política pública e ponto de partida o ensino médio e a aprovação de um currículo em sintonia com o novo ensino médio, fundamentado na flexibilidade e na ênfase ao projeto de vida do estudante. “Isso evidencia como a inovação e protagonismo juvenil devem convergir para criar novas possibilidades no acesso ao mundo do trabalho, nesse contexto de grande avanço tecnológico”, afirma o presidente do Sinepe.

Para Meira, a região tem vocação para a inovação, um exemplo disso é o Parque Tecnológico do Porto Digital, iniciativa coordenada entre governo, academia e empresas, que possui parcerias em cursos de ensino superior. 

Neste sentido, a coordenadora de Projetos Educacionais da CESAR School, Carla Alexandre, e uma das palestrantes convidadas da Jornada Bett, ressalta que Pernambuco é destaque no cenário nacional na educação de jovens, com mais de 50 escolas técnicas. Ela aponta que o estudo do ecossistema local foi essencial para observar a alta demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) no estado, e isso reflete nos currículos dos cursos técnicos.

“Temos escolas de referência como o NAVE Cícero Dias e a ETE Porto Digital, que aliaram o ensino médio ao ensino técnico na área de TI empreendedorismo, por exemplo”, diz Carla.

———

Leia: Tecnologia educacional democrática precisa ser estratégia de Estado

———

Gestão inovadora

O presidente do Sinepe opina que a cultura de inovação na escola deve trazer a experiência ‘mão na massa’ e a colaboração para os ambientes de aprendizagem, com o professor sendo o facilitador de atividades que promovam o conhecimento de forma crítica, criativa, interdisciplinar e multidisciplinar.

“Não há mais espaço para uma gestão centralizadora e autoritária. Quanto maior o fluxo de informações e trocas de experiências entre os membros da equipe gestora, maior a consistência e a corresponsabilidade das decisões tomadas. Isso tudo deve ser sustentado por dados, processos, metas e resultados estabelecidos, com a participação de todos os envolvidos com a gestão”, ressalta Diniz.
Jornada Bett
Foto: shutterstock


Serviço

3ª Jornada Bett

Data: 5 e 6 de outubro de 2022.

Endereço: Centro de Eventos Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira – Recife, Pernambuco).

Site oficial: https://brasil.bettshow.com/

A 3ª Jornada Bett Recife acontece em formato híbrido: presencialmente no Centro de Eventos Recife/PE e com transmissão ao vivo na Plataforma Bettonline. Todos os congressistas inscritos podem interagir com os palestrantes, participar de enquetes, mesmo os que interagem online.



Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações
memória coletiva

A importância da memória coletiva

+ Mais Informações

Mapa do Site