NOTÍCIA

Apresentado por Edify

O desafio na formação de professores bilíngues

Uma pesquisa realizada, em 2019, pelo British Council apontou que apenas 5% da população brasileira fala inglês – sendo que apenas 1% é fluente. Esse dado impacta diretamente no ensino bilíngue no Brasil, que enfrenta grandes desafios relacionados à formação de professores. Dados apontam que […]

Publicado em 21/06/2022

por Apresentado por Edify

Listening to teacher Businesspeople sitting in rows during lecture

Uma pesquisa realizada, em 2019, pelo British Council apontou que apenas 5% da população brasileira fala inglês – sendo que apenas 1% é fluente. Esse dado impacta diretamente no ensino bilíngue no Brasil, que enfrenta grandes desafios relacionados à formação de professores. Dados apontam que dos 172 mil docentes da língua inglesa no Brasil, 16% não possuem superior completo. Do total de turmas de língua inglesa em todas as redes, apenas 29,42% possuem docentes com titulação adequada.

O Conselho Nacional de Educação (CNE), mediante as Diretrizes Plurilíngues, estabelece como base para professores de escolas bilíngues, o nível de proficiência linguística B2, do CEFR (Common European Framework), que é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma. Mais do que dominar o idioma, o docente da escola bilíngue precisa ir além do ensino da língua per se. Com uma carga horária mais extensa, os alunos são diariamente expostos à língua adicional, que passa a ser integrada a diferentes áreas do conhecimento.

——–

Leia: Pesquisadora fala sobre a benéfica relação entre bilinguismo e a neurociência

——–

De acordo com Andreia Fernandes, Coordenadora de Learning and Development do Edify Education, edtech que oferece soluções bilíngues em inglês, o desafio de ministrar aulas significativas, que dialoguem com a realidade dos estudantes, existe para docentes de todas as disciplinas e etapas de ensino, mas esse processo é ainda mais intenso para os professores em escolas bilíngues: “Por sua própria natureza, a educação bilíngue é um terreno transdisciplinar, uma vez que o aprendizado de uma outra língua envolve uma pluralidade de perspectivas e culturas. Todo o processo traz maiores esclarecimentos sobre diferentes valores e visões de mundo”, afirma.

formação de professores
Foto: Envato Elements

Mas por onde começar quando o assunto é a formação continuada de professores? Andreia explica que no Edify Education esse momento é uma oportunidade para os profissionais se desenvolverem e melhorarem sua prática pedagógica. Através das trilhas de formação continuada, os professores se atualizam, aperfeiçoam sua prática pedagógica e conseguem focar nos tópicos que requerem maior atenção. A jornada oferecida pelo Edify foi elaborada por um time pedagógico e acadêmico especializado e é dividida em três trilhas: To Hack, To Go e To Create – nomes dos programas bilíngues da marca. “Quando um profissional realiza a capacitação, ele adquire um badge, que funciona como micro certificações que indicam a realização de uma conquista”, explica Andreia. Ao completar todos os badges, o professor tem direito a um certificado, correspondente ao treinamento realizado. O Edify, que dedica uma atenção especial ao desenvolvimento contínuo do professor, disponibiliza uma série de práticas acadêmicas e pedagógicas, que estimulam o profissional a ampliar seus conhecimentos. Um exemplo é o Lesson Coaching, realizado pela equipe de mentores Edify, que acompanha as aulas, oferecendo suporte pedagógico aos professores e feedback constante. “Nosso objetivo é garantir que nossos professores parceiros ampliem seus conhecimentos para proporcionar aos alunos um processo de aprendizagem qualificado. Queremos fazer dessa geração uma geração bilíngue, e para isso precisamos formar professores capacitados e aptos”, finaliza.

Leia também:

Se não mudar, vai faltar professor

Autor

Apresentado por Edify


Leia Apresentado por Edify

Listening to teacher

O desafio na formação de professores bilíngues

+ Mais Informações
Gilson Cavalcanti_CTO Edify Education

Edify Education cria plataforma de inteligência artificial para...

+ Mais Informações
edify-education-tecnologia-educacao

Edify investe em tecnologia para potencializar suas entregas pedagógicas

+ Mais Informações
programa-edify

Programa bilíngue Edify promove evento online com especialistas para...

+ Mais Informações

Mapa do Site