NOTÍCIA

Bett Brasil

Para Leo Fraiman, escola precisa falar de sentido, propósito, significado, felicidade e realização

“Se não trabalharmos esse pensar, sentir e agir, é fácil se distrair do significado da vida”, orientou o especialista em projeto de vida

Publicado em 13/05/2022

por Leticia Scudeiro

projeto-de-vida-leo-fraiman

O sentido da vida e a capacidade do ser humano de criar mudanças foram pontos centrais do painel oferecido pela FTD Educação na Bett Brasil com Leo Fraiman, psicoterapeuta, mestre em psicologia educacional e desenvolvimento humano e autor do livro sobre projeto de vida do PNLD mais vendido (via FTD Educação).

Para Fraiman é preciso sair dos paradigmas e mitos que a sociedade cria e investir em um projeto de vida – por estarmos presos, há dificuldade de entender o sentido da vida. Nesse caminho, a escola tem um papel importante para a construção do ser humano. “A escola precisa ser o lugar da evolução de dentro para fora. É importante falar de dor, acolhimento e saúde mental? Sim, mas de sentido, propósito, significado, felicidade e realização. Nós precisamos estimular nessa meninada e nesses adolescentes, com o nosso próprio espelho, o fato de pensar e o sentir, pois você está evoluindo. Se não trabalharmos esse pensar, sentir e agir, é fácil se distrair do significado da vida”, orientou.


Leia: Viviane Mosé | Vivemos três grandes crises de exaustão: ambiental, econômica e humana


Para a criação de um projeto de vida, segundo Fraiman, é necessário entender que a percepção do mundo, o trabalho com o socioemocional e a capacidade de criar mudanças de pensamentos e atitudes, devem partir de si mesmo. “Quando a gente fala de projeto para vida, o que a gente está falando? Estamos falando de limpar a lente através da qual eu vejo a vida, o mundo e o futuro.”

Trazendo esses pensamentos para a escola, a construção do projeto de vida consiste em estabelecer metas que a escola quer alcançar acreditando em seu potencial e no potencial de seu aluno.

Leo Fraiman levou os presentes a mentalizarem que são capazes de criar mudanças a partir de ações. Uma frase que Fraiman fez todos do auditório falarem em voz alta e absorverem foi: “O que de melhor eu posso fazer com isso?”. Segundo ele, essa pergunta consiste em encarar suas próprias dificuldades para criar a coragem de agir e fazer mudanças.


Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Acontece de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, São Paulo. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Continue nos acompanhando. Clique aqui para ver nossa cobertura.


Leia também:

Escola falha ao permitir que o aluno se forme com propósitos de vida frágeis

Autor

Leticia Scudeiro


Leia Bett Brasil

Bett Brasil 2024

Bett Brasil 2024 expande sua atuação no ecossistema de educação

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações
Bett Brasil_diálogos transformadores_2

Diálogos transformadores

+ Mais Informações
Escola_Painel_Cida Gomes e Tiago Rogero (1)

Alunos negros e indígenas precisam se sentir pertencentes do ambiente...

+ Mais Informações

Mapa do Site