NOTÍCIA

Bett Brasil

Viviane Mosé | Vivemos três grandes crises de exaustão: ambiental, econômica e humana

É preciso valorizar a vida e não a civilização, disse Viviane Mosé durante a Bett Brasil. Ela alertou sobre crises de exaustão

Publicado em 12/05/2022

por Leticia Scudeiro

crises-exaustao

Viviane Mosé, filósofa, poeta, psicóloga e psicanalista, refletiu sobre a atualidade destacando três grandes crises de exaustão, são elas: ambiental, econômica e humana. Ela participou do segundo dia da Bett Brasil.

Pesquisas comprovam que o nível socioemocional dos alunos e dos educadores foram abalados durante a pandemia, com isso, está escancarado que a sociedade vive um cenário de aumento de casos de depressão e suicídios nos jovens. “Levantar de manhã não deveria se tornar um esforço, mas se tornou, temos a depressão, a doença mais incapacitante do século 21, e o suicídio dos jovens é a segunda maior razão de morte há mais de 20 anos”, alertou Mosé.


Leia: Efeitos da pandemia: atraso no desenvolvimento da fala nos bebês ao aumento de doenças mentais nos jovens


Pensando em todos os problemas sociais e estruturais, para Viviane, as escolas e os educadores são seres importantes com a responsabilidade de formar novos seres humanos pensantes, que serão a base para combater as crises que atuais. 

“Não tem como combater uma crise ambiental e nem desigualdade econômica se não tivermos pessoas. A maior crise entre as três é a exaustão humana. Então a única coisa que podemos fazer é formar pessoas para dar conta do buraco em que nos metemos”, disse Viviane.

Ao encerrar seu painel, ela recitou alguns de seus poemas e provocou uma reflexão sobre a importância de se pensar na formação da vida ao invés da civilização, que leva uma estrutura e um padrão que a sociedade cria.

“A vida é um fenômeno delicado e raro que absurdamente perdeu valor. A primeira coisa que a educação do futuro e do presente, essa que o ser humano mais amplo tem que ter, é valorizar a vida e não a civilização. O que a escola precisa produzir são pessoas autônomas, corajosas, capazes de lidar consigo mesmas e com sua autogestão e que vivam alegria”, finalizou.


Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Acontece de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, São Paulo. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Continue nos acompanhando. Clique aqui para ver nossa cobertura.


Leia também:

Diálogo e empatia na escola

Autor

Leticia Scudeiro


Leia Bett Brasil

Bett Brasil 2024

Bett Brasil 2024 expande sua atuação no ecossistema de educação

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações
Bett Brasil_diálogos transformadores_2

Diálogos transformadores

+ Mais Informações
Escola_Painel_Cida Gomes e Tiago Rogero (1)

Alunos negros e indígenas precisam se sentir pertencentes do ambiente...

+ Mais Informações

Mapa do Site