Escola invisível para dialogar com o presente e futuro e acolher a todos

Aprendizado para a vida toda e escola invisível são destaques do painel de abertura do IV Congresso Internacional de Educação e Inovação

O lifelong learning, que pode ser entendido como aprendizado para a vida toda ou aprendizado permanente, transcende a ideia de apenas desenvolver as habilidades dos alunos em sala de aula ou deixá-los aptos para o mercado de trabalho, uma vez que tem como princípios ensinar aos indivíduos valores que serão plantados por eles na sociedade ao deixarem a escola, – já que a prática vai além da vida profissional e acadêmica.

Leia: Tecnologaia digital não é ferramenta, mas linguagem

Alexandre Sayad abriu o evento

Essas afirmações foram feitas hoje, 26, por Alexandre Le Voci Sayad, diretor da ZeitGeist Educação e co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance (Paris, França), a aliança internacional da Unesco em educação midiática. Ele participou do painel online A escola invisível: o papel das mídias e da comunidade no aprendizado durante a vida toda, ocorrido na abertura do IV Congresso Internacional de Educação e Inovação.

Ninguém para trás

 “A escola invisível é relevante porque considera e inclui o digital, e isso é o que a torna invisível e é o seu diferencial; a tecnologia é usada a favor da aprendizagem, nela o ensino não se restringe a treinamentos e códigos, o papel da escola invisível é deixar o currículo oculto visível para a aprendizagem”, afirmou Alexandre.

O objetivo, segundo Sayad, é tornar o aprendizado algo de longo prazo, que mesmo depois de sair do ambiente escolar, o aluno que um dia passou por ele não se esquecerá de práticas e hábitos saudáveis adquiridos enquanto estudante. A educação deve ser como a cultura, assim ela se tornará uma educação informal, leve, acessível e consumida diariamente.

Para saber mais do assunto, leia a coluna de Alexandre Sayad aqui em nosso site: Cultura da aprendizagem

Congresso

Em resumo, idealizado pelo CETEB (Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), em parceria com a Plataforma Educação e a ZeitGeist – Educação, Cultura e Mídia, o evento acontece em 26 e 27 de novembro. Amanhã será das 9h às 13h.

Inscreva-se gratuitamente. Evento online e gratuito:

https://www.congressoeducacaoinovacao.com.br/

Envie um comentário

Your email address will not be published.