ARTIGO
Por Rafaela Santos Rios*: Mesmo antes de ser alfabetizada convencionalmente, a criança tem suas próprias ideias de como ler e escrever. Ao compreendermos que ela chega à escola trazendo muitos conhecimentos sobre leitura e escrita, construídos a partir das suas vivências, com isso possibilitamos que […]
Publicado em 16/11/2021
Por Rafaela Santos Rios*: Mesmo antes de ser alfabetizada convencionalmente, a criança tem suas próprias ideias de como ler e escrever. Ao compreendermos que ela chega à escola trazendo muitos conhecimentos sobre leitura e escrita, construídos a partir das suas vivências, com isso possibilitamos que estes pequenos façam leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento.
As pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro mostram-nos que a criança aprende a ler e a escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor. Aprender a ler e a escrever são processos distintos que constituem a alfabetização, porém várias pessoas imaginam que sejam idênticos.
As ações de ler e escrever têm o foco na escrita, contudo elas se diferenciam tanto nas operações cognitivas nas quais se apoiam, quanto em relação aos procedimentos de ensino e aprendizagem, que devem orientar o processo de alfabetização. Em nossa rotina diária em sala de aula é possível observar crianças que iniciam a escrita, mas demonstram insegurança ao ler, alegando não saberem o que está escrito. O papel do professor mediador nesse momento é muito importante: interferir no processo de aprendizagem sem causar desestímulo na criança.
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O ato de ler envolve o reconhecimento da palavra escrita, a compreensão do texto que está sendo lido e a busca e exploração do sentido que o texto tem para o leitor. Por outro lado, ao escrever, precisamos grafar palavras de acordo com as regras ortográficas, organizar o texto para que ele expresse as ideias que se quer apresentar de modo coerente, de acordo com o leitor que se visa, o que está relacionado com sentido, motivo e objetivos que a pessoa tem ao produzir o texto. Embora sejam ações complementares, ler e escrever demandam operações que diferem do ponto de vista da natureza dos processos cognitivos envolvidos.
Estas operações podem ser aprendidas e desenvolvidas de forma integrada, mas é preciso que se considerem as especificidades de cada um e o fato de que o alicerce da alfabetização é o aprendizado de leitura, já que o desenvolvimento das operações que a constituem são, fundamentalmente, os meios para a compreensão da língua escrita por parte do alfabetizando. Assim, o aprendizado da escrita deve decorrer do aprendizado da leitura.
Direcionar o aluno a aprender, a executar desafios, a conviver em harmonia, a ser, a desenvolver a inteligência e a transformar informações em conhecimentos são objetivos da educação nos dias atuais e o educador deve criar situações que permitam ao aluno vivenciar os usos sociais da escrita.
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Atualmente, é nítido observar a diferença das nossas competências e habilidades em relação à alfabetização dos tempos antigos, onde os conhecimentos eram impostos e apresentados para as crianças de uma maneira que muitas vezes não faziam sentido e não existiam um significado em relação às vivências dos nossos pequenos, que precisam ser respeitadas. Nos dias atuais, a alfabetização acontece de forma prazerosa e contextualizada, onde a criança tem um papel fundamental nesse processo.
Ser letrado e alfabetizado significa saber ouvir, falar, ler, escrever, interpretar, elaborar novos conhecimentos, expressar pensamentos e sentimentos, numa linguagem adequada a cada situação. Diante dos desafios que fomos expostos durante o tempo de pandemia, a alfabetização, por meio das telas, tornou-se tudo mais complexo. Atingir o nosso objetivo em relação aos conteúdos que necessitamos alcançar com os nossos alunos fez com que nós, professoras, nos reinventássemos a cada dia.
As atividades lúdicas tomaram o lugar dos cadernos e das fichas impressas. As demandas diárias e a nossa convivência aconteceram de uma maneira mais próxima, pois estávamos dentro das casas dos nossos educandos todos os dias, convivendo com a rotina familiar de cada um. O papel da família foi transferido para, além de tudo, aprender a ensinar os nossos conteúdos programáticos. Mas, com bastante inovação, apoio das escolas e dos familiares, conseguimos superar cada etapa e apresentar um trabalho de excelência, tornando os prejuízos mais leves.
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A alfabetização é um dos primeiros passos para o desenvolvimento intelectual de um indivíduo. Uma alfabetização de qualidade possibilita que uma pessoa se coloque como um cidadão que luta por seus direitos. O desenvolvimento educacional da população também permite a formação de profissionais em ofícios de grande importância para a sociedade. Com isso, as sementes plantadas por meio da alfabetização retornam para a sociedade por intermédio de profissionais qualificados e cidadãos preocupados com o desenvolvimento de nosso país.
Além disso, a alfabetização e todo o esforço educacional em geral têm relação direta com a construção de uma sociedade menos desigual. As oportunidades abertas pela alfabetização e escola permitem, portanto, uma redução sensível na desigualdade social.
Lembrando que quando falamos de alfabetização não falamos apenas do indivíduo que não sabe ler ou escrever, mas também do cidadão que lê e não consegue interpretar o que foi lido de maneira satisfatória.
Por esse motivo, os professores precisam apresentar uma experiência significativa para identificar que escrever envolve muitas habilidades que vão desde a organização do pensamento ao domínio do código alfabético. É importante oferecer à criança bons modelos de textos em diversos portadores e estruturas. Desta forma, será possível que ela se sinta atraída pela leitura – o que é um passo importante para um bom escritor e também um bom leitor.
Como incentivar a alfabetização em casa