NOTÍCIA

Gestão

Gestor: 6 passos para melhorar o engajamento nas aulas da sua escola

Conheça a tecnologia inovadora do Nearpod que desperta alto envolvimento de professores e estudantes no processo de aprendizagem, além de oferecer fácil integração com ferramentas já existentes

Publicado em 18/10/2021

por Educação Brand Content

nearpod-plataforma Foto: Envato Elements

Atenção, gestor de instituição de ensino: nos seis passos abaixo você compreenderá como a tecnologia Nearpod maximiza as experiências de interação e aprendizagem envolvendo professores e estudantes de forma inteligente e conectada.

O Nearpod já está disponível para escolas brasileiras. Utilizada por mais de 1,2 milhão de educadores em todo o planeta, oferece dados em tempo real para avaliar a aprendizagem e fazer ajustes imediatos.

“Seja usando aulas e vídeos interativos ou aprendizagem gamificada, os professores obtêm insights em tempo real sobre o desenvolvimento dos alunos”, comenta a gerente de sucesso do cliente do Nearpod, Bianca Julio.

Além disso, as bibliotecas do produto apresentam mais de 15 mil aulas, vídeos e atividades, criados em parceria com as principais editoras do mundo, como Common Sense Education e Smithsonian. Já existem casos de escolas brasileiras que desenvolvem bons trabalhos em sala de aula, utilizando a ferramenta de interatividade: é o caso do colégio Visconde de Porto Seguro, capital paulista e o colégio Farroupilha, em Porto Alegre, RS.

Para construir essa rede de boas práticas, temos aqui dois especialistas em tecnologia da educação: a gerente Bianca Julio, e o cofundador da Z26 Metaeducação, o professor Antônio Ferro. Confira, a seguir, os seis passos.

1º passo: uma plataforma que oferece interação

É fundamental reconhecer que o papel do professor nunca será substituído, sendo assim, é importante oferecer uma plataforma que amplie as capacidades desse profissional. “Criaram uma ferramenta que permite aos educadores tirar o máximo proveito dessa nova tecnologia”, explica a gerente Bianca Julio. Estamos falando aqui de uma ferramenta de instrução totalmente interativa, que adota várias soluções em uma, fornecendo conteúdo, mais de 20 avaliações formativas e atividades de engajamento, entre outras possibilidades.

Nearpod plataforma
Foto: Envato Elements

2º passo: opte pela integração das tecnologias

De nada adianta buscar solução para uma demanda específica da sua escola se esse recurso assumir o papel de uma ilha. O gestor deve sempre buscar a plena integração com os recursos já existentes e em uso – como LMS -, além de plataformas de videoconferência. “O objetivo é o de expandir a acessibilidade”, esclarece Ferro.

Os professores podem fazer upload de suas próprias aulas em aplicações como o PowerPoint, Google Slides ou, ainda, criar uma aula diretamente na plataforma. “A criação de aulas é rápida e fácil, com a opção de adicionar avaliações e atividades formativas para a participação e envolvimento constante do aluno”, complementa.

3º passo: maximizar o impacto dos investimentos

Cada vez que se investe em tecnologia na educação, o gestor deve pensar em como aproveitar da melhor forma os recursos novos e os já existentes. “As escolas podem integrar facilmente as soluções de tecnologia em operação, como plataformas de SSO e LMS, enquanto fornecem as ferramentas interativas de aprendizagem aos alunos de hoje”, pontua Bianca Julio

Outra questão relevante, do ponto de vista da gestão, é incentivar, com a implementação dessa proposta, conceitos importantes nos dias de hoje, como a consistência instrucional e a colaboração com o compartilhamento centralizado de lições e conhecimento.

4º passo: suporte aos gestores

A cada nova implementação é importante encontrar bases sólidas para que o novo recurso seja aproveitado ao máximo na sua escola. “Aqui estamos falando de uma equipe de mais de 300 funcionários, incluindo um robusto time que se concentra no sucesso do cliente (customer success), o que abrange treinamento específico sob medida para a instituição, treinamento contínuo por meio de nosso programa de desenvolvimento profissional e muito mais”, detalha a gerente.

5º passo: uma ferramenta na nuvem

Estar na nuvem permite que docentes e estudantes possam acessar suas aulas de qualquer dispositivo, não precisando depender do mesmo dispositivo ou conexão, incluindo laptops, aparelhos móveis, tablets e computadores pessoais.

6º passo: operação fácil e intuitiva

Para “alimentar” os conteúdos da plataforma de aprendizagem, o professor necessita de um único login e, pronto, pode criar uma aula, vídeo ou atividade, bem como entregar um conteúdo a seus alunos. “Recentemente, lançamos também as contas de alunos, que permite maior continuidade dos currículos e que eles parem e retomem a sequência do material, além de conceder aos alunos a capacidade de criar suas próprias aulas”, explica Ferro.

O smartphone como ferramenta de produtividade

Lembra daquela época em que os professores davam bronca ou, até mesmo, ameaçavam recolher o telefone celular dos estudantes?

Bom… essa, definitivamente, é uma prática que pode ficar no passado. Foi justamente a tendência da adoção de dispositivos 1:1 nas salas de aula que motivou, em 2012, o desenvolvimento do Nearpod.

Na prática, a plataforma oferece tanto na versão gratuita quanto na paga, cinco recursos centrais:

  1. Content tool O professor desenvolve o conteúdo de sua aula com uma série de possibilidades para enriquecer a experiência como vídeos, fotos e enquetes; pode ser feito no seu computador pessoal ou dispositivo móvel;
  2. Nearpod teacher – Utilizando uma única senha, a aula pode ser compartilhada em tempo real com os alunos, possibilitando o controle do ritmo da apresentação, recebimento de respostas e, até mesmo, a emissão de alertas quando o estudante deixa o app;
  3. Nearpod student – Para que os alunos possam assistir às apresentações e fazer parte das atividades propostas;
  4. Reporting tool – O docente consegue, por meio dessa ferramenta, analisar de forma global e individual o desempenho da sala, com dados e relatórios;
  5. Content library– São as bibliotecas do produto, que apresentam mais de 15 mil aulas, vídeos e atividades, criados em parceria com as principais editoras do mundo, como Common Sense Education e Smithsonian.

Você pode ter a experiência do Nearpod em sua escola hoje mesmo, faça o download do aplicativo e dê um upgrade na forma como seus professores interagem com as turmas.

Participe em 20 de novembro de 2021 de uma aula online e ao vivo sobre como aproveitar a plataforma Nearpod em sua escola. Clique aqui.

Já para agendar uma conversa online e tirar suas dúvidas com a revendedora oficial Nearpod no Brasil, a Z26 Metaeducação, clique aqui.

Leia também

Único brasileiro indicado ao ‘Nobel da Educação’ trabalha a matemática como ferramenta social

Autor

Educação Brand Content


Leia Gestão

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
família e escola

Acusações entre família e escola prejudicam a saúde mental dos...

+ Mais Informações
E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações

Mapa do Site