NOTÍCIA
Alexandre Sayão, CEO da Plataforma A+ abordará o papel da tecnologia como aceleradora do aprendizado em live da Jornada Bett Online. Saiba como os projetos estão transformando o ensino básico em todo o país
O sistema educacional brasileiro vem passando por profundas transformações há pouco mais de um ano, impulsionado pelas mudanças causadas pela pandemia da covid-19. Para manter de pé as atividades educacionais sem prejudicar a performance dos alunos, instituições de ensino precisaram aliar atividades de professores ao vivo a aulas gravadas, indicação de vídeos, textos, músicas e outros recursos. Tudo isso vem contribuindo para que o aluno se torne protagonista do processo de aprendizagem.
Na educação básica não é diferente. Prioridade das famílias na hora de decidir o planejamento familiar, o setor, que movimenta 80 bilhões de reais por ano, assiste a uma transformação sem precedentes que inclui fusões lideradas por grupos de ensino com a promessa de gestão personalizada, atualização permanente de processos, investimento constante em inovação.
“A transformação digital atingiu em cheio as rotinas e exigiu que as escolas corressem atrás para incorporar a tecnologia necessária e manter suas atividades e a qualidade de ensino”, avalia Alexandre Sayão, CEO da Plataforma A+, hub de soluções integradas que otimiza o sistema de administração escolar e de gestão de conteúdo estudantil.
Sayão marca presença na 2ª Jornada Bett Online. Ele comandará a live Ano atípico e resultados surpreendentes: a tecnologia como aceleradora do aprendizado, que acontece nesta quarta, 12, às 16h30.
Leia: Do low ao high tech: como alavancar a aprendizagem
Segundo estudo realizado pela Unesco, as medidas impostas pelo distanciamento social impediram que mais de 1 bilhão de estudantes pudessem frequentar escolas e instituições de ensino no mundo. Só no Brasil, são quase 53 milhões de alunos nessa situação. A tecnologia tornou-se a grande aliada para transformar esse cenário e minimizar os impactos. No entanto, o que se viu na educação básica, principalmente na primeira infância, foi o grande desafio de manter o engajamento das crianças.
Para ajudar a resolver o problema, a Plataforma A+, criada pouco antes da pandemia com foco no desenvolvimento de ferramentas capazes de produzir tecnologia para as escolas, criou uma metodologia que permite às associadas, plugarem o seu próprio conteúdo na plataforma, o resultado: aulas comandadas pelos próprios professores a partir da ferramenta e aumento sensível do engajamento. “Com aulas com o próprio professor e a presença dos colegas na sala de aula virtual, seguindo o horário normal e o planejamento e, por que não, com as novidades do ensino híbrido, como gamificação e adaptive learning, a chance de engajar aumenta”, comenta Sayão.
A transformação digital também está acelerando a capacidade que a escola tem de personalizar o aprendizado de cada aluno. Um grande ganho da aplicação da tecnologia é a potencialização do aprendizado (adaptive learning). Por meio dela, é possível oferecer ferramentas que avaliam minuciosamente alunos que estão em momentos diferentes de aprendizado. “Todas as informações são detalhadas por meio de relatórios que ajudam o professor a gerir o processo de aprendizado de cada aluno” avalia o CEO.
Entre os resultados após um ano de experiência, com a aplicação de forma ampliada, estão uma melhor mensuração do nível de aprendizado dos alunos e aproximação da comunidade escolar, com pais que participam mais da rotina de estudos dos alunos. Sayão destaca ainda o ganho de tempo e agilidade a partir da automatização de processos administrativos e a incorporação de metodologias ativas de ensino, incluindo a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida.
Explorar oportunidades e investir fortemente na oferta de infraestrutura com foco em ensino híbrido foi a receita encontrada pela Plataforma A+ para avançar em direção ao crescimento. Hoje, são mais de 30 mil alunos impactados nas 50 escolas associadas, em 26 cidades brasileiras, somando 15 mil horas de aprendizado.
As soluções permitem comunicação efetiva com os alunos e famílias, melhor andamento do fluxo de trabalho, além de um aprendizado personalizado e testado a partir de um banco de dados que reúne atividades avaliativas.
“A Plataforma A+ é fundamental, tanto em aulas online quanto híbridas. Reúne materiais adequados e organizados, além do recurso aprendizagem adaptativa, que constrói uma trilha de aprendizado personalizada para cada aluno”, comenta Guida Weber, diretora de coordenação pedagógica da Inspira Rede de Educadores.
Se na área pedagógica, especialistas atestam que os alunos estão bem amparados, quando o assunto é gestão a plataforma não fica atrás. As escolas têm à disposição softwares que permitem gerenciar pagamentos, fazer a integração de matrículas com a linguagem da escola ou fazer rematrículas com agilidade e segurança em minutos. “A pandemia reforçou uma necessidade latente da escola: ser mais eficiente na gestão de recursos. Além de oferecer programas educacionais diferenciados, a escola precisa ser organizada e estar preparada para gerir adequadamente os recursos se quiser se sobressair” avalia Sayão.
O futuro da educação em todo mundo, no pós-pandemia, ainda é uma aposta. Mas para que o estudante saia vitorioso, especialistas acreditam em um formato híbrido, que inclua o presencial, mas não abra mãos dos avanços que a tecnologia já ajudou a conquistar:
“O aluno passou de um papel passivo para ativo, com um ensino remoto, mediado por tecnologias, o apoio dos pais e a necessidade de o professor desenvolver novas metodologias de ensino”, conclui Alexandre Sayão.
Leia: Ausência do MEC prejudica educação do país, critica secretário do ES
12/05 | 16:30 – 17:00
Ano atípico e resultados surpreendentes: a tecnologia como aceleradora do aprendizado
Mediação: Alexandre Sayão
Convidados: Fabrício Alves e Carlos André
A transformação digital atingiu em cheio a educação. Esse processo exigiu que as escolas corressem atrás de incorporar a tecnologia necessária para não parar suas atividades e manter a qualidade de ensino. Um ano depois, qual o saldo dessa experiência? Nesta conversa, confira os insights de quem colocou a mão na massa e saiba o que esperar do futuro.
14/05 | 16:30 – 17:00
Olimpíadas de Conhecimento: a tecnologia como aliada na divulgação científica
Mediação: Marco Vieira
Convidados: Luã Marins, Rafael Alves e Adriana Selga
Criadas para estimular a divulgação científica, as Olimpíadas de Conhecimento (ou Olimpíadas Científicas) ainda são uma realidade distante para a maioria das escolas. Isso por conta do alto valor de investimento necessário para desenvolver programas olímpicos e do baixo engajamento dos estudantes. Mas, e se a tecnologia pudesse remover esses obstáculos, você sabe quais os benefícios a sua escola e alunos poderiam usufruir?
Criada para oferecer toda a estrutura de uma escola na palma da mão, a edtech entrega aos setores administrativos acesso aos procedimentos operacionais e ainda permite que os pais recebam informações sobre a rotina escolar, comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes.
A startup simplifica o uso da tecnologia dentro de sala de aula, alinhado às metodologias atuais, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa. Com soluções focadas na experiência de escolas, alunos e pais, a edtech promove o acompanhamento da jornada de ponta a ponta de clientes e usuários, por meio de focus group, pesquisas qualitativas e indicadores de engajamento e satisfação, como NPS e Customer Satisfaction.
A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é outro benefício da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas sete minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, integrando com a identidade visual da escola.
Outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais, garantindo a perenidade de sua marca e sustentabilidade econômica.
“Dentro da plataforma, as vantagens são inúmeras. Os alunos têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas e os professores podem criar e organizar conteúdos e atividades escolares. Na biblioteca online, oferecemos um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Também aplicamos simulados e avaliações a partir de um banco de dados com milhares de questões e funcionalidades como correção automática. Outro diferencial é nosso ambiente de inteligência pedagógica, com relatórios de engajamento e de desempenho dos alunos, com distinção por série, turma, professor ou disciplina. Por meio de inteligência artificial de gamificação, promovemos aprendizagem de forma engajante, personalizada e efetiva”, finaliza Sayão.
José Moran: modelo híbrido ainda é visto de forma limitada
Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem