NOTÍCIA

Gestão

Desempenho no Saeb pelo celular

Novo aplicativo incentiva o acesso às principais informações educacionais

Publicado em 17/02/2021

por Redação revista Educação

desempenho-saeb-app EE Professora Blanca Zwicker Simões (foto: Gustavo Morita/Educação)

Agora é possível acompanhar o desempenho de cada escola no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) pelo aplicativo Clique Escola, do MEC. Basta baixar nas lojas Google Play e App Store. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação para dar transparência a dados educacionais e financeiros das mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica do país, segundo o MEC.

Leia: Curso gratuito aborda o que é e como inovar na educação híbrida

O aplicativo informa a nota de cada escola no Saeb por ano, etapa de ensino e disciplina; distorção idade-série por ano e etapa de ensino; média de alunos por turma e por etapa de ensino; porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino; taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono, por etapa de ensino; além de recursos repassados via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Saeb desempenho app

EE Professora Blanca Zwicker Simões (foto: Gustavo Morita/Educação)

O MEC informa que na ferramenta são apresentadas, por exemplo, as contas bancárias de escolas referentes ao PDDE, que presta assistência financeira para contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Isso permitirá também o acesso às datas de pagamentos do programa, o valor total da parcela, além da discriminação entre as partes referentes ao custeio e ao capital.

Todas as informações, segundo a pasta da Educação, são extraídas das bases do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desenvolvido para gestores, diretores, professores, a nova função para avaliar desempenho no Saeb ainda tem como objetivo ser um canal de comunicação do MEC com as instituições. Ele vai permitir que sejam encaminhadas mensagens para as comunidades escolares de todo o país. Entre os assuntos que poderão ter a troca de informações facilitada estão ações do Ministério, cumprimento e encerramento de prazos e cursos de formação disponíveis para profissionais da educação.

Para criar o app, o MEC realizou uma consulta junto às comunidades escolares dos estabelecimentos públicos de ensino básico. Segundo eles, mais de 43 mil diretores, professores e estudantes participaram, sendo que 94% disseram que é importante a disponibilização de informações educacionais e financeiras em um aplicativo e 78,5 % disseram que utilizariam o aplicativo.

Leia também:

Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância é lançado

Aplicativo gratuito para autodesenvolvimento

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

José Pacheco - escola

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

+ Mais Informações
escola e família

Família e escola: papéis diferentes e complementares

+ Mais Informações
bullying e cyberbullying

Bullying e cyberbullying: colegas podem ser ‘pontos de luz’, diz...

+ Mais Informações
Leo Fraiman

Leo Fraiman: o que adianta o aluno saber fissão nuclear e não saber quem...

+ Mais Informações

Mapa do Site