NOTÍCIA

Grande Encontro da Educação

Grande Encontro da Educação reflete sobre a geração de impactos positivos no mundo

Evento online começa hoje, 24, e vai até quinta, 27. Se inscreva e concorra a prêmios. José Pacheco, Ailton Krenak, Mozart Ramos e Lilian Bacich são alguns dos palestrantes

Publicado em 24/08/2020

por Redação revista Educação

grande-encontro-da-educacao

O Grande Encontro da Educação começa hoje, 24, e vai até quinta, 27. Por conta da pandemia, a sexta edição será totalmente online e gratuita. Garanta sua inscrição clicando aqui.

Organizado pela Educação, serão quatro dias de debates com especialistas em educação e sociedade como o educador português José Pacheco e a liderança indígena Ailton Krenak. Mozart Ramos, ex-secretário de Educação do estado de Pernambuco, Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar, Virginia Garcia, CPO da International School e Alexandre Garcia, CEO do Cel.Lep são alguns dos palestrantes do Grande Encontro.

Leia: Os benefícios da aprendizagem baseada em projetos

grande encontro da educação

Grande Encontro da Educação deste ano será online e gratuito

A era da complexidade é o tema deste ano. E para auxiliar os educadores e interessados a encararem e se preparem para este mundo não hierárquico, multidisciplinar e cada vez mais imprevisível, sob uma comunidade hipercomplexa, mas com propósitos em comum e que visam reaprender no coletivo: escola, professores, alunos e família, convidamos todos e todas a participarem do Grande Encontro. Faça sua inscrição clicando aqui.

Prêmios

Além de painéis com renomados especialistas, o público do Grande Encontro da Educação concorrerá a:

– Duas bolsas de cursos intensivos de inglês, válidas para 2020, sendo 100% aulas virtuais e com material didático incluso oferecidas pelo Cel.Lep;

– Seis mochilas com livros de formação docente oferecidas pela Compartilha

– Uma vaga no curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD oferecido pela Casa Educação;

Coleção completa História da pedagogia, oferecida pela Educação.

O sorteio acontecerá no final do evento, dia 27, e será transmitido ao vivo.

Leia: Pandemia reforça importância da escola

Programação completa do Grande Encontro da Educação

Confira a programação, que conta com a curadoria de Alexandre Sayad, jornalista, educador, co-chairman internacional da UNESCO GAPMIL e colunista da Educação e Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santillana e presidente do Conselho Editorial da Educação:

Dia 1: 24/08

16h – Abertura: Edimilson Cardial

16h05 – 17h15

Painel: Uma nova sociedade: como construir o humanismo do amanhã

A pandemia do novo coronavírus revelou uma série de elementos que há muito já vinha sendo desenvolvido pela sociedade, mas que agora se agudiza. Uma das questões mais importantes é a forma como nos relacionamos com o ambiente, com os nossos semelhantes, a maneira como produzimos e utilizamos conhecimento e como o transformamos em sabedoria.

Nesta mesa, se discutirá novos formas de interação com a sociedade e indivíduo, para que se possa construir um mundo melhor. Repensar a civilização e valores será fundamental para que, nas próximas crises vindouras, a população consiga dar uma resposta mais humana, mais assertiva e efetiva para a condução da história da humanidade.

Palestrantes:

José Pacheco

Cláudia Passos

Ailton Krenak

Mediação: João Jonas Veiga Sobral

Discussão e espaço para perguntas e respostas

17h15 – 18h

Palestra: Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Linguagem – avaliação CLIL: critérios, objetivos e resultados

A transformação e/ou surgimento de escolas tradicionais em bilíngues vem ganhando cada vez mais força. Sendo assim, este painel destacará a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos) e suas bases teóricas, que focam no aprendizado de conteúdo ao mesmo tempo em que é desenvolvida a aprendizagem do idioma alvo.

Se discutirá como construir a integração de conteúdo e linguagem por meio dos seguintes itens: os critérios a serem utilizados; os objetivos a serem determinados e os resultados a serem alcançados. Assim, a avaliação CLIL terá o duplo objetivo de medir o progresso da aprendizagem de áreas do conhecimento por meio da avaliação de elementos do idioma alvo.

Palestrante: Virginia Garcia, CPO International School

Mediação: Laura Rachid

Discussão e espaço para perguntas e respostas

Dia 2: 25/08

16h

Abertura: Edimilson Cardial

16h05 – 17h15

Painel: Um olhar diverso na educação

O universo da educação tem uma preocupação constante com o futuro. Mas, dadas todas as dificuldades conjunturais no mundo, somadas às estruturais históricas do Brasil, que educação é necessária para formar crianças e jovens hoje, no presente? Qual olhar educativo é necessário para abarcar a diversidade cultural brasileira e enfrentar a chegada das novas tecnologias ao mundo do trabalho?

Palestrantes:

Heloísa Mesquita

Dora Kaufman

Mediação: Alexandre Sayad

Discussão e espaço para perguntas e respostas

17h15 – 18h

Painel: Como a Disciplina Positiva pode ajudar nesse “novo normal” na retomada às aulas

A Disciplina Positiva é uma abordagem socioemocional para pais e professores desenvolverem habilidades de vida em crianças e adolescentes. Nesse “novo normal”, precisaremos utilizar estratégias eficazes, empáticas e respeitosas para garantir a conexão e o aprendizado na retomada às aulas. Conheça as ferramentas práticas da Disciplina Positiva que podem facilitar esse processo de acolhimento dos alunos.

Palestrante: Bete Rodrigues

Mediação: Edimilson Cardial

Discussão e espaço para perguntas e respostas

18h – 18h45

Painel: Choque de gestão nas escolas

Como uma escola deve proceder juntos aos pais que estão impactados por esse novo ensino remoto e enfrentar ainda a questão da guerra de preços sem comprometer o futuro da instituição? Planejamento, estratégia e comunicação terão que ser revistos para encarar os novos desafios. A escola já vinha mudando, mas agora terá que ser rápida e engajar todas as equipes.

Palestrante: Alexandre Garcia, CEO do Cel.Lep

Mediação: Edimilson Cardial

Discussão e espaço para perguntas e respostas

Dia 3: 26/08

16h

Abertura: Edimilson Cardial

16h05 – 17h10

Painel: A educação diante dos desafios de se reinventar

O Brasil vive um momento singular. Está em votação o FUNDEB, que vai determinar o grau de dificuldade que a escola pública enfrentará. Além disso, a compreensão e aplicação da BNCC permanece no radar dos educadores. Nesse cenário, vem a pandemia e paralisa o ensino ou parte dele, no caso, a modalidade presencial. Quais as lições que a educação pode tirar desse isolamento? A ex-secretária de Educação, Cleuza Repulho debaterá essa questão com o jornalista Nunzio Briguglio, ex-MEC.

Palestrantes:

Nunzio Briguglio

Cleuza Repulho

Mediação: Edimilson Cardial

Discussão e espaço para perguntas e respostas

17h10 – 18h

Painel: Por que em cidades menores as escolas municipais são mais eficientes

A municipalização do ensino fundamental trará impacto positivo para os aprendizados das crianças e jovens, afirma Mozart Ramos, responsável por um estudo sobre o tema na Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA). Neste mesmo painel, também será discutido se o Plano Nacional de Educação (PNE) ajudará o Brasil a melhorar sua educação.

Palestrantes: Mozart Ramos, ex-secretário de Educação do estado de Pernambuco

Mediação: Edimilson Cardial

Discussão e espaço para perguntas e respostas

Dia 4: 27/08

16h Abertura: Edimilson Cardial

16h05 – 16h50

Painel: Estratégias para fazer uma escola com educação híbrida a longo prazo

Existe uma diferença entre ações virtuais pontuais e um currículo elaborado dentro da perspectiva do ensino híbrido. Nessa conversa, será abordada possíveis estratégias de consolidação do projeto educativo dentro do blended learning. Como fazer ações presenciais e online de forma coordenada, coerente e em uma proposta de formação integral e desenvolvimento de competências serão destaques.

Palestrantes:

Lilian Bacich

Solange Petrosino

Mediação: Laura Rachid

Discussão e espaço para perguntas e respostas

16h50 – 17h50

Palestra: O futuro da educação não é mais a educação

Palestrante: Tiago Mattos

17h50 – 18h

Encerramento do evento

Assista:

Entrevista com José Pacheco: por um outro olhar na educação

Autor

Redação revista Educação


Leia Grande Encontro da Educação

Cristopher Morais

A tecnologia como aliada na evolução da gestão financeira escolar

+ Mais Informações
criatividade-curriculo

Criatividade precisa fazer parte do currículo

+ Mais Informações
morte-da-escola-fernando-jose-almeida

A quem interessa a morte da escola?

+ Mais Informações
grande encontro

Grande Encontro da Educação – programação 3º dia, 11 de agosto

+ Mais Informações

Mapa do Site