Em tempos de pandemia, iniciativa busca compartilhar as tecnologias do pequeno país europeu com o planeta
Publicado em 11/05/2020
A Estônia liberou gratuitamente suas ferramentas de educação digital para educadores de qualquer canto do mundo terem acesso. Diante da covid-19, que fez escolas fecharem as portas, a iniciativa visa aliar educação e tecnologia por meio do uso de plataformas, ferramentas, aplicativos e demais sistemas. Vale lembrar que o país nórdico é um dos mais bem avaliados no Pisa, principal exame de educação mundial.
Leia: Projeto baiano indica a importância dos gestores escolares para o sucesso escolar
A 99.Math, por exemplo, é uma startup estoniana que ensina matemática por meio de jogos e cujo usuário brinca sozinho ou desafiando colegas – e ganhou versão em português. Já o Stuudium auxilia na comunicação pais, alunos e escola, armazenamento de arquivos em nuvem, entre outros serviços.
Brasileira e professora de inglês em uma escola pública da Estônia, Priscila Portes elogia o esforço do país. “Existe bastante investimento [do governo nas escolas]. As salas têm projetor, sistema de som, tablets disponíveis para os alunos, etc. Em termos de tecnologia, eu tenho muito acesso à diversos aplicativos e dispositivos para utilizar com meus alunos em sala de aula. Realmente, tenho tudo que preciso para dar uma aula superlegal e engajar os alunos utilizando tecnologia”.
Para ter acesso à lista completa das ferramentas disponibilizas clique aqui.
Além disso, o grupo no Facebook Remote learning-Education Nation foi criado para a Estônia compartilhar seu conhecimento educacional com gestores, educadores e pais do mundo todo e ainda, incentivar a rede a trocar dicas e debaterem assuntos relacionados à educação com a finalidade do grupo também ter a função de dar um suporte. Como o próprio nome indica, nas apresentações e discussões o inglês predomina.
Conheça ferramentas online que ajudam na dinâmica escolar
Coalização global propõe ações gratuitas para apoiar alunos na aprendizagem a distância