Como otimizar a gestão nas escolas de cursos livres

Uma boa gestão administrativa e pedagógica se faz essencial para garantir o sucesso da escola de cursos livres e a tecnologia é a melhor aliada nesta missão

Os brasileiros estão, cada vez mais, buscando pelos cursos livres. Os cenários de mudança pelos quais o país passa desde 2014, com instabilidades políticas e econômicas, até 2020, com as imposições trazidas pelo novo coronavírus (Covid-19), causaram impacto em diversos setores, inclusive, na educação. Muitos profissionais têm aproveitado para impulsionar a formação, visando alcançar voos mais altos, ou mesmo buscado conhecimento para uma recolocação profissional. Outros fatores que contribuem para esse aumento são as formações focadas em áreas específicas, o aprendizado em um curto período e o valor mais acessível do que outras modalidades acadêmicas.

Leia: Trabalho realizado pelos conselhos, comitês e associações de pais e mestres é determinante em escolas públicas e privadas

A ampliação deste mercado trouxe alguns desafios para a gestão de escolas de cursos livres, que precisam se adaptar o quanto antes ao novo cenário, mais dinâmico, da educação. Só assim, essas intuições irão conseguir manter o crescimento, alcançando um número cada vez maior de estudantes. Confira na sequência deste artigo dicas de como otimizar o gerenciamento das instituições de ensino de cursos livres.

Recursos tecnológicos ajudam na otimização da gestão

gestão escolas cursos livres

Foto: divulgação

Uma escola de cursos livres possui diferentes departamentos que, juntos, fazem o negócio se manter ativo e prosperar. Para o responsável pela gestão geral da escola, é essencial poder analisar todos esses pontos, a visão do todo é importante para que o gestor possa tomar decisões corretas e adequar processos que mesmo com o planejamento prévio não estão alcançando os resultados esperados.

Para conseguir realizar essa gestão de cursos livres de forma efetiva, é fundamental que o gestor conte com bons recursos tecnológicos, que vão otimizar o trabalho de diversos setores e ainda facilitar a sua administração, com relatórios atualizados da operação.

O SophiA Cursos Livres é um software que oferece uma gestão de escolas completa, inclusive com serviços que atendem às necessidades dos alunos, aprimorando a experiência entre a escola e o estudante. Veja os principais pontos de gestão atendidos pelo SophiA Cursos Livres:

  • Gestão pedagógica e acadêmica

Ao adotar um software de gestão escolar, a instituição consegue ter um controle atualizado das turmas no sistema, disponibilizar horários de baias e salas, além de emitir boletins e certificados de modo prático e rápido.

  • Gestão comercial

Para se manterem ativas, as instituições precisam alcançar um bom fluxo de alunos. Por isso, bons softwares de gestão de cursos livres oferecem aos profissionais da secretaria recursos que ajudam a gerenciar as metas e impulsionar as matrículas. Com o SophiA Cursos Livres, caso a escola opte pela prospecção via web, os contatos de interesse feitos pelo site da escola vão direto para o recurso chamado ‘captação de alunos’, garantindo que nenhum contato com potencial cliente seja perdido.

  • Gestão administrativa e financeira

A escola poderá acompanhar as contas a pagar e a receber, emitir boletos com praticidade, além de ter as notas fiscais de serviços e produtos integradas ao sistema, garantindo que a escola mantenha a sua saúde financeira.

Se você se interessou pelo SophiA Cursos Livres e quer saber mais sobre suas funcionalidades, entre em contato com a equipe comercial: www.sophia.com.br/contato ou mande uma mensagem pelo WhatsApp.

Leia também:

Passos essenciais para a gestão nas escolas que adotam sistemas de ensino

Competências híbridas: o que são criatividade e pensamento crítico

Envie um comentário

Your email address will not be published.