NOTÍCIA

Edição 262

Novidade: plataforma de formação continuada e gratuita

Polo chega para apoiar educadores em seus desafios diários com cursos online que abordam do Fundeb à leitura para crianças

Publicado em 31/10/2019

por Redação revista Educação

formacao-continuada Foto: Shutterstock

O Polo é o novo ambiente digital gratuito para gestores, coordenadores, professores e demais interessados na área da educação que chega para apoiar nos desafios diários do setor.
Idealizado pelo Itaú Social, a proposta é possibilitar uma aprendizagem contínua aos profissionais, uma vez que a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação apontou que 69% dos professores acreditam que dar ênfase à formação continuada é a principal saída para a valorização da carreira docente.


Leia: O xadrez ensina


Com materiais interativos que abordam do Fundeb, BNCC à leitura infantil, há cursos online com mais de 10 horas de duração. Os conteúdos estão organizados em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática. Todas as atividades oferecem certificados.

Aprimoramento

A mesma pesquisa levantou ainda que 77% dos professores que responderam as perguntas têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.

“Além de políticas voltadas a melhorar a formação inicial, a formação continuada é determinante para o aprimoramento da prática docente. Nesse sentido, a estratégia de formação e aprendizagem do Polo objetiva não apenas a apropriação de técnicas e conteúdos, mas também a promoção de uma reflexão contínua sobre as práticas profissionais, que permita que elas sejam repensadas, adaptadas e recriadas”, destaca o coordenador de formação do Itaú Social, Carlos Garrido.

As formações tiveram parceria de instituições como Comunidade Educativa Cedac, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Instituto Singularidades. Para saber mais acesse: www.polo.org.br .

Leia também:

A adequação das instituições de ensino às regras da LGPD

Evento luso-afro-brasileiro discute infância, cidade e democracia

Autor

Redação revista Educação


Leia Edição 262

coluna-jose-pacheco-missivas-gabigol

Missivas: Campos de Goytacazes, novembro de 2039

+ Mais Informações
dialogos-educacao

Pior para os fatos

+ Mais Informações
homessuxualidade-pai-filho

Em livro + filme, pai revê sua posição sobre a homossexualidade do filho

+ Mais Informações
jose pacheco polarizacao

Missivas: Tavira, agosto de 2039

+ Mais Informações

Mapa do Site