NOTÍCIA

Gestão

Professores precisam ser ouvidos

Pesquisa do Instituto Península com docentes brasileiros apresenta a necessidade de apoiá-los. Resultado está disponível na internet

Publicado em 10/06/2019

por Redação revista Educação

professores-precisam-ser-ouvidos Foto: Shutterstock

Quem é o professor da rede pública? Quais suas dificuldades e anseios? Tais indagações foram a chave da pesquisa Observatório do professor, feita com cerca de 30 docentes de diversos pontos do Brasil e divulgada recentemente.
Idealizado pelo Instituto Península e acessível pela clicando aqui, o estudo deixa claro que falta um olhar mais humanizado e individualizado sobre os docentes, como apresenta um trecho do documento: “foi identificado que o ‘vazio’ de entendimento a respeito do papel dos professores na educação não estava na ausência de dados, haja vista a farta produção de estudos e estatísticas, mas sim na construção de sentido e no aprofundamento que se fazem necessários a partir dos dados”.

Leia também:

Brasil não valoriza professor e fica em último em ranking mundial

O contato com os professores

De forma sucinta, notou-se que o educador se sente sozinho e sem espaço para diálogo e troca de experiências com os colegas e ele também declara não estar preparado para lidar com questões pessoais que envolvem seus alunos, como a violência. Outra situação que se destaca é o choque cultural entre professor e aluno, uma vez que os contextos sociais são muito diferentes.
Identidade, reciprocidade, afeto, ambiente, coletividade e reputação são elementos que interferem nas experiências educacionais e foram identificados pela pesquisa. No site também é possível assistir e ler entrevistas com os professores participantes — foram dez vivências presenciais com mais de 60 horas de filmagem.

professores precisam ser ouvidos

Foto: Shutterstock

Leia também:

BNCC: desafio é a histórica carência na formação de professores

Sete em cada dez professores de educação infantil têm dificuldades de audição

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

educação ambiental

Caminhos para gestores e professores implantarem a educação ambiental em...

+ Mais Informações
ensino

É preciso integrar a trajetória da educação básica com a do ensino...

+ Mais Informações
José Pacheco - escola

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

+ Mais Informações
escola e família

Família e escola: papéis diferentes e complementares

+ Mais Informações

Mapa do Site