/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Gestão

Autista rompe preconceito e se forma em medicina

No passado, a mãe do recém-formado chegou a escutar que o filho sequer conseguiria ser alfabetizado

Publicado em 24/01/2019

por Redação revista Educação

Com 26 anos, Enã Rezende acaba de se formar em medicina pela Universidade de Cuiabá (Unic), no Mato Grosso. Enã é autista e cresceu com dificuldade de desenvolver a fala e a interação com as pessoas à sua volta.
Frequentemente, o jovem sofria bullying dos colegas de sala e sua mãe, Érica Rezende, chegou a escutar de uma professora que ele, na época com sete anos, não conseguiria aprender a ler e escrever. Érica o mudou de escola.
Enã foi diagnosticado com psicose infantil e só aos 19 anos recebeu a análise de que era autista em grau leve.
Quando criança, o pai de Enã sofreu um acidente de carro e veio a falecer. O fato fez o jovem ter interesse em compreender o universo da medicina.

autista formado em medicina

Foto: Estúdio Marães

Dessa forma, durante os anos na universidade, a principalmente dificuldade de Enã era o de ter contato com os pacientes, devido à dificuldade de olhar nos olhos, só que com o tempo o cenário foi se revertendo. Ele não sofreu obstáculos na aprendizagem, tanto que não foi reprovado em nenhuma disciplina.
“O Enã é uma pessoa extremamente inteligente, mas por conta dessa dificuldade de interação, acabava ficando mais isolado. Então, passamos a tomar iniciativas, junto com professores e os próprios colegas, para que ele fosse colocado em grupos e tudo isso o ajudou na inserção social”, conta a coordenadora do curso de medicina da Unic, a endocrinologista Denise Dotta, entrevista à BBC News Brasil.
Assim também, agora que se formou, em fevereiro ele começará a trabalhar em uma unidade do Exército em Rondonópolis. Logo, em 2020 pretende se especializar em neurologia.

Autismo

Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas. De maneira sucinta, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como autismo, é um transtorno que costuma aparecer nos primeiros anos de vida e afeta principalmente a comunicação e interação social. Há diferentes níveis, dos mais graves aos mais leves.

Leia também:

O que um educador precisa saber antes de aprender a incluir um autista

Anistia Internacional oferece guia gratuito Educação em Direitos Humanos

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

educação superior

Formação integral do estudante ganha com união da educação básica e...

+ Mais Informações
futuro

Convivência e troca de experiências ajudam a formar jovens para os...

+ Mais Informações
EMEI Nelson Mandela

EMEI Nelson Mandela, a escola referência nacional em educação...

+ Mais Informações
gestores escolares

Reflexões estratégicas para gestores escolares

+ Mais Informações

Mapa do Site