Instituto Confúcio na Unesp abre inscrições para cursos de língua chinesa. Estudantes da rede pública têm direito a aulas gratuitas
Publicado em 07/01/2019
O Ministério da Educação da China, a Unesp e a Universidade de Hubei se uniram em um convênio que gerou o Instituto Confúcio, presente no Brasil e diversos países por meio de outras instituições de ensino superior.
O Instituto Confúcio na Unesp oferece curso de língua chinesa gratuito para alunos da rede pública e pagos para os demais. A novidade é que as vagas estão abertas.
Além disso, há intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China e atividades para colocar os alunos da instituição no mercado de trabalho, como a parceria com a Associação das Empresas Chinesas no Brasil, que contratou mais de 180 pessoas. Cursos sobre cultura chinesa e negócios também compõem a grade.
O intercâmbio estudantil na China oferece bolsas de estudos que vão de três semanas a dois anos. Dependendo da modalidade do programa, há bolsas que cobrem mensalidades, despesas com moradia, ajuda de custo e passagens aéreas. Para participar, o aluno precisa estar matriculado nos cursos do Instituto e atender as exigências de cada tipo de bolsa.
Aulas em mandarim
As aulas de mandarim são abertas a quem interessar. Tirando os estudantes da rede pública, que como foi dito, são isentos, é cobrada uma taxa de cinco parcelas de R$ 140,00 por módulo semestral de 50 horas para a manutenção das atividades. São oferecidos descontos progressivos aos alunos que indicam amigos que também se matriculem.
As aulas começam em 15 de fevereiro de 2019.
A supervisão pedagógica dos cursos é realizada pela Universidade de Hubei, da China, e os professores que dão aula no Instituto Confúcio são levados para a universidade chinesa para treinamento de acordo com o Escritório Internacional para Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira do Ministério da Educação da China (Hanban).
Para saber mais clique aqui.
Cresce demanda por ensino de mandarim no Brasil
Quatro países com educação de ponta que servem de inspiração e alerta