Obra gratuita traz informações sobre a vida de Malala e de outras meninas de diferentes cantos do mundo. Exercícios de reflexões e dados sobre a educação no mundo fazem parte do conteúdo
Publicado em 31/12/2018
“Junte-se a Malala e amplie sua voz. Um guia para atuar em defesa da educação das meninas. Nós elaboramos este guia para que as meninas aprendam a ser melhores defensoras de sua própria educação, compreendam melhor as barreiras que podem vir a enfrentar e como elas podem superá-las”.
É assim que a Fundação Malala resume o guia gratuito disponível na internet que oferece informações para garotas entenderem seu poder de fala e de espaço de acordo com seus direitos e, com isso, reivindicá-los. Para acessá-lo clique aqui.
O guia foi traduzido em dez idiomas e será distribuído em países como Brasil, Afeganistão, Nigéria, Índia e Turquia.
Segundo a Fundação, mais de 130 milhões de meninas não podem ir à escola e o guia compartilha histórias reais de jovens ao redor do mundo que lutam para que todas tenham acesso à educação.
Em 69 páginas de fácil leitura, o primeiro capítulo aborda a vida de Malala Yousafzai. “Eu conto minha história, não porque seja única, mas justamente porque não é. É a história de muitas meninas”, afirmou a ativista na entrega do Nobel da Paz, em 2014.
Além dela, há relatos de outras meninas, como a de uma jovem mexicana de 18 anos e de uma nigeriana de 15 anos. Há espaços em brancos que servem de exercícios para a leitora acrescentar o seu ponto de vista.
O livro defende ainda que educação diminui as guerras, favorece o meio ambiente e o mais importante, salva vidas. Destaque para as páginas que discorrem sobre as causas de meninas não estarem na sala de aula.
Qual o panorama do acesso de meninas à educação no Brasil
Conheça a primeira escola pública sustentável da América Latina