NOTÍCIA

Arte e Cultura

Precisamos falar de Chico

Parece incrível, mas precisamos apresentar Chico aos mais jovens

Publicado em 02/07/2018

por Sérgio Rizzo

Chico Buarque - Construção - LP Polysom (capa) Chico Buarque - Construção - LP Polysom (capa) (Imagem: Reprodução)

Chico Buarque - Construção - LP Polysom (capa) (Imagem: Reprodução)

Chico Buarque – Construção – LP Polysom (capa) (Imagem: Reprodução)

Pouco tempo atrás, em uma aula de cinema para jovens na faixa dos 20 anos de idade, em São Paulo, mencionei o nome de Chico Buarque. Diante da expressão dos alunos, que considerei estranha, fiz a pergunta: quem saberia apontar uma canção composta por ele? Ninguém soube – embora, depois de o professor cantarolar um ou outro clássico, o grupo fizesse o tradicional “ahhh…”.
Bem mais graves, no entanto, são os episódios recentes em que Chico foi hostilizado em público por suas posições políticas. Parece incrível, mas precisamos apresentá-lo aos mais jovens. Não se trata apenas de um esforço em nome da música e da literatura brasileiras. Sua obra ajuda a entender melhor a história do país nas últimas cinco décadas.
Comemoremos, portanto, o relançamento em vinil do álbum Construção. É uma boa oportunidade para lembrar as circunstâncias em que foi lançado, em 1971, e a maneira encontrada por Chico para driblar a censura, com a participação de outros artistas na gravação, como Tom Jobim e o grupo MPB4, e de Vinicius de Moraes em algumas letras.
O presidente era o general Emílio Garrastazu Médici, e a classe média urbana havia sido em parte seduzida pelo projeto de “Brasil grande” da ditadura civil-militar de 1964. Pois lá veio Chico com a faixa-título do álbum, com Deus lhe pague, com Samba de Orly, com Cotidiano – e um outro país, bem diferente da propaganda oficial, dava as caras em forma de poesia

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site