NOTÍCIA

Informe Publicitário

Censo Escolar: entenda a importância e fique atento a esses números

Para garantir a melhora na qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino é preciso ter o maior e melhor número possível de informações e dados censitários, pois é através deles que se pode embasar estratégias e planejar melhorias mais assertivas. Pensando nisso, a Sponte […]

Publicado em 01/06/2018

por Informe publicitário

imagem

censo escolar
Para garantir a melhora na qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino é preciso ter o maior e melhor número possível de informações e dados censitários, pois é através deles que se pode embasar estratégias e planejar melhorias mais assertivas.
Pensando nisso, a Sponte traz informações a respeito do Censo Escolar, um dos maiores indicadores nacionais, e destacamos a sua importância para as instituições de ensino de todo o país. Continue acompanhando o conteúdo e confira!
1. O que é o Censo Escolar?
O Censo Escolar é um dos principais indicadores nacionais da área educacional, do qual participam todas as escolas públicas e privadas da educação básica – sendo cerca de 215 mil escolas, onde estudam 51 milhões de alunos. Ele abrange os ensinos: regulares (infantil, fundamental e médio), de educação especial (modalidade substitutiva), de educação de jovens e adultos (EJA) e de educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial ou qualificação profissional).
Realizado todos os anos pelo Ministério da Educação e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), é feito em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país.
As informações coletadas servem de base para as políticas de educação básica – tanto em relação a repartição dos recursos públicos entre municípios e estados, quanto em relação a implementação de programas pelo governo federal.
2. Como funciona o Censo Escolar?
A coleta dos dados é divida em duas etapas: a primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial – na qual ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda consiste no preenchimento das informações referente a situação do aluno – na qual são considerados os dados sobre o rendimento escolar dos estudantes ao final do ano letivo.
O Censo é feito anualmente e, normalmente, o início da coleta se dá na última quarta-feira do mês de maio. O sistema utilizado é o Educacenso, que faz uso de ferramentas web na coleta, organização e transmissão de dados censitários, através do cruzamento de informações dos dados cadastradas referentes a escola, turma, aluno e profissional escolar.
3. Por que você deve se atentar aos números do Censo Escolar?
Além de contribuir para a melhora na qualidade da educação básica do Brasil, o Censo Escolar permite que todas as escolas tenham uma base dos pontos fortes e fracos à nível nacional, estadual e municipal. Ou seja, através dele é possível entender sobre a qualidade dos serviços educacionais ofertados pela sua instituição em relação às demais escolas da região, da cidade, do estado e do país.
Assim, os gestores escolares – em conjunto com sua equipe – podem traçar metas e estratégias de melhorias, baseados em dados sólidos, através de um indicador reconhecido nacionalmente.
O Censo também é um indicador que orienta os rumos que as escolas brasileiras devem tomar para alcançar a excelência no ensino básico nacional.
Fique atento a esses números e crie estratégias bem embasadas para atingir esse objetivo em conjunto com as demais escolas do país.
O sistema Sponte conta com o Portal do Educacenso. Através desta solução a geração do arquivo de dados será automatizada proporcionando um ganho de tempo significativo a equipe no momento da transmissão das informação aos órgãos competentes. Esta solução está disponível para os clientes do segmento Educação Básica.
Entre em contato conosco e saiba mais!
Conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional!

Autor

Informe publicitário


Leia Informe Publicitário

iStock_grade-aulas

Como automatizar a criação da grade de aulas

+ Mais Informações
sophia-gestao-escolar

Descubra o que o SophiA pode fazer pela sua escola

+ Mais Informações
leitura-digital-arvore

Leitura digital: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos...

+ Mais Informações
sophiA-premiada-top-educacao

SophiA vence duas categorias do Prêmio Top Educação 2019

+ Mais Informações

Mapa do Site