NOTÍCIA

Informe Publicitário

Por que elaborar o horário escolar é tão difícil?

Publicado em 08/01/2018

por Informe publicitário

cronos_078

horário escolar
Todo início do ano letivo, muitas atividades precisam ser feitas pela equipe de coordenação das escolas, e uma das mais temidas é a elaboração do horário escolar. Mas por que isso ocorre? Para ajudar as escolas nessa complexa tarefa, pedimos ajuda à Michelle Andrade, diretora do Sistema Cronos, um software especializado em elaboração de horários escolares.
Geralmente o processo funciona assim: quando as turmas já estão definidas, o responsável pela montagem do horário solicita aos professores que enviem as suas disponibilidades, ou seja, os horários em que eles podem ou preferem dar aulas. De posse dessas informações, o profissional responsável tem que conseguir alocar todos os professores nas respectivas turmas, levando em consideração a disponibilidade informada e a carga horária das disciplinas de cada turma.
E é nesse momento que os problemas aparecem. “A grande maioria dos professores leciona em mais de uma escola ao mesmo tempo, ou seja, em alguns dias eles estão impossibilitados de dar aula naquela escola, pois já estão alocados em outra” ressalta Michelle. Isso sem contar com as folgas e horários desejados dos professores, como por exemplo, não dar aulas na segunda-feira ou ainda dar aulas apenas nos horários iniciais ou finais. Junte isso ao fato de que a pessoa responsável pela elaboração do horário muitas vezes sofre com assédio de professores mais antigos e/ou mais próximos, para que tenham suas restrições atendidas.
Ainda de acordo com Michelle: “É bastante comum que a pessoa responsável pela elaboração do horário fique marcada na escola, uma vez que não consegue atender as necessidades de todos os professores”.
Durante esse processo é muito comum que o profissional responsável receba as restrições dos professores e se dê conta de que a montagem é inviável depois de várias tentativas. Essa inviabilidade pode acontecer devido à quantidade de professores disponíveis por dia. “Por exemplo, se a escola em questão possui 10 turmas, ela precisa ter pelo menos 10 professores disponíveis por dia, e esses professores precisam ter uma carga horária suficiente para atender a todas as aulas dessas turmas. Mas somente após diversas tentativas é que o responsável se dá conta”.
Outro ponto bastante relevante é a constante mudança nas restrições passadas pelos professores, que muitas vezes, alheios às suas vontades, também estão tendo a grade de horário sendo montadas nas demais escolas que lecionam.
São questões assim que muitas vezes fazem com que o horário demore dias ou até semanas para ficar pronto. Sem contar, claro, como as constantes dores de cabeça do profissional responsável e sua equipe.
“E foi exatamente pensando e conhecendo esse problema, que criamos o Sistema Cronos” Com ele as escolas geram seu horário escolar de maneira fácil, intuitiva e em poucos minutos. E por conhecer a realidade da maioria das escolas, a equipe do Cronos criou um sistema leve e simples, com o melhor custo benefício do mercado, para que a ferramenta possa ser utilizada por todas as escolas, das maiores, até as com menos recursos.
Então, caso trabalhe ou conheça alguma escola que tem esta dor de cabeça todo ano, apresente o Cronos para ela. O site é  www.cronostimetable.com e o e-mail da equipe de atendimento é atendimento@sistemacronos.com.br.
Com certeza, o Cronos poderá auxiliar sua instituição de ensino.
www.cronostimetable.com.

Autor

Informe publicitário


Leia Informe Publicitário

iStock_grade-aulas

Como automatizar a criação da grade de aulas

+ Mais Informações
sophia-gestao-escolar

Descubra o que o SophiA pode fazer pela sua escola

+ Mais Informações
leitura-digital-arvore

Leitura digital: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos...

+ Mais Informações
sophiA-premiada-top-educacao

SophiA vence duas categorias do Prêmio Top Educação 2019

+ Mais Informações

Mapa do Site