NOTÍCIA

Edição 244

Inteligência artificial: novo sistema ajudará a aferir qualidade e confiabilidade de conteúdos disponíveis na internet

Erros ortográficos, tamanho e número de edições são alguns dos indicadores usados para avaliar textos

Publicado em 14/11/2017

por Redação revista Educação

inteligência artificial

Foto: Shutterstock

Com a utilização de inteligência artificial e avaliação de elementos indiciários da qualidade dos textos disponíveis na internet, um novo sistema, ainda em fase de testes, ajudará a aferir a qualidade e a confiabilidade dos conteúdos da rede.
O sistema, fruto de pesquisa de doutorado do mineiro Daniel Hassan, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), leva em conta diversos aspectos, como erros ortográficos, tamanho, menção a outros conteúdos, número de edições (no caso de textos colaborativos como os produzidos na Wikipedia) para avaliar os textos.
Até o momento, o sistema utiliza 67 indicadores para avaliar publicações em plataformas colaborativas. “O próximo passo é tentar pegar esses indicadores de qualidade e disponibilizá-los on-line para outros pesquisadores. Às vezes, a pessoa quer usar para fazer um outro estudo ou criar estatísticas sobre a escrita”, disse Hassan ao site do MEC.

Autor

Redação revista Educação


Leia Edição 244

Entre margens

Habilidades

+ Mais Informações
shutterstock_344668877

Escolas enfrentam falta de acesso a obras literárias e insuficiência de...

+ Mais Informações
Gustavo Morita

Educação infantil: observação é essencial para a realização do...

+ Mais Informações
shutterstock_144339616

Enquete: como ensinar religião nas escolas?

+ Mais Informações

Mapa do Site