NOTÍCIA

Grande Encontro da Educação

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 30/08/2017

Neurocientista Fernando Louzada aponta contribuições da neurociência à educação

Coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana (Labcrono) da Universidade Federal do Paraná participou do Grande Encontro da Educação, realizado em São Paulo

Fernando Louzada participou de painel sobre neurociência no Grande Encontro da Educação (Foto: Gustavo Morita)

Fernando Louzada participou de painel sobre neurociência no Grande Encontro da Educação (Foto: Gustavo Morita)

Descobertas recentes da neurociência podem ajudar a escola a repensar suas práticas, de acordo com o neurocientista Fernando Louzada, que atua como coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana (Labcrono) da Universidade Federal do Paraná. Em palestra durante o 3º Grande Encontro da Educação, realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de agosto, Louzada defendeu o diálogo entre as duas áreas – mas com cuidado para não confundi-las ou misturá-las, já que são muito diferentes.
Uma das descobertas apontadas pelo pesquisador diz respeito ao sono, muito importante para o processo de aprendizagem. “Escolas devem se preocupar com o sono também”, afirmou. Para garantir boas noites de sono aos alunos, o que contribui para a consolidação do que foi estudado, Louzada defende que as aulas não deveriam começar antes das 8h30.
O neurocientista também explicou que a repetição desempenha um papel importante na aprendizagem. “Precisamos perder o preconceito com a repetição. Quando o aluno repete várias vezes, aquilo é automatizado. Tem coisas que vale a pena repetir.”
A importância do diálogo entre neurociência e educação também foi levantada por gestores que assistiram à palestra. “Levar para a escola uma reflexão sobre como o cérebro aprende é um material riquíssimo para o professor que ensina e avalia”, defende Cláudia Iazzetta, coordenadora pedagógica do ensino fundamental 2 do Colégio Johan Gauss.  “Conhecendo melhor a neurociência, podemos fazer planejamentos de acordo com a faixa etária”, avalia Tânia Tagliari, coordenadora do período ampliado do Colégio Marista.


Leia Grande Encontro da Educação

IMG_7099

O olhar do professor(a) é precioso, mas não deve ter a carga de resolver...

+ Mais Informações
carlos-nobre

Emergência climática: cientista alerta para riscos e necessidade de...

+ Mais Informações
IMG_6746

Antes de falar sobre competências socioemocionais precisamos olhar para...

+ Mais Informações
convivencia-escolar

Bullying e outras violências: os desafios de se viver em sociedade

+ Mais Informações

Mapa do Site