NOTÍCIA

Edição 241

CIEPs: projeto de Darcy Ribeiro ganha versão atualizada em Petrópolis, Rio de Janeiro

José Pacheco escreve sobre Centros Integrados de Educação Pública

Publicado em 21/08/2017

por Redacao

olho

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) são parte de um projeto educacional concebido por Darcy Ribeiro. Tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade em período integral. Darcy considerava-os “uma revolução na educação pública do país”. Num vídeo com data próxima à do seu falecimento, ele diz-nos que falhou em tudo aquilo que tentou e que seria tarefa dos vindouros concluir a obra inacabada. Se o saudoso Darcy nos deixou esse legado, compete-nos completar a sua obra. Se um câncer prematuramente o levou do nosso convívio, façamos jus à sua memória, devolvamos aos CIEPs a sua vocação.
Esses edifícios escolares deveriam funcionar em tempo integral, num horário entre as 8h e as 17h, oferecendo oportunidades de aprendizagem do currículo regular, bem como atividades culturais e recreativas, estudos dirigidos e educação física. No segundo governo de Brizola, alguns CIEPs foram equipados com piscinas. E forneciam refeições completas, além de atendimento médico e odontológico. Visava-se tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes “pais sociais”.
Sucessivos desgovernos não deram continuidade ao projeto, desvirtuando a sua principal característica: a educação integral. Os CIEPs tornaram-se escolas comuns, com o ensino em turnos. Alguns, parcialmente concluídos, foram abandonados. Para melhor compreensão do projeto e da incúria do poder público, sugiro a leitura dos textos Cieps: a educação como prioridade e O livro dos Cieps.
Na década de 1990, os jornais do Rio registraram uma saudável polêmica entre Darcy Ribeiro e Lauro de Oliveira Lima. Apesar de reconhecer a genialidade do projeto arquitetônico concebido por Niemeyer, o mestre Lauro aconselhava que o projeto do Darcy não se limitasse a um exercício de pedagogia predial. Ao sonho do visionário Darcy, Lauro acrescentava uma proposta teórica esboçada no livro Escola de Comunidade, publicado na década de 1960. Provavelmente, terá sido a primeira obra publicada no mundo sobre novas construções sociais de aprendizagem. Somente 30 anos depois, os anglo-saxônicos e os catalães conceberiam as suas “comunidades de aprendizagem”. À luz da contribuição teórica do Lauro, atualizemos a proposta do Darcy. Façamo-lo em concreto, no Estado do Rio, que a viu nascer.
cieps
O Projeto Alto Independência de Petrópolis teve início em mea­dos de 2015. Em 2016 foi reconhecido pelo MEC como um dos projetos brasileiros mais inovadores, rejeitou o recurso a paliativos, com que o poder público continua a enfeitar um modelo educacional obsoleto, que nega a muitos brasileiros o direito à educação. Recentemente, foi convidado para representar o Brasil num importante evento internacional e agregou mais um espaço na comunidade.
É provável que, em 2018, o projeto integre um novo espaço: um CIEP. E nesse CIEP poderá nascer um protótipo de comunidade de aprendizagem, uma nova construção social de aprendizagem. Será fruto do esforço de educadores, que assumiram um compromisso ético com a profissão, mas também por vontade da comunidade, por ação do Ministério Público e o apoio de parcerias, que reconhecem o seu potencial.
Em conformidade com um projeto efetivamente político e pedagógico, o sonho do Darcy e do Lauro tomará forma, assegurando educação integral em tempo integral, sem contraturno de desculpabilização curricular, provando a oculta vitalidade da educação brasileira.

Autor

Redacao


Leia Edição 241

shutterstock_637370374

Tempos de Belíndia

+ Mais Informações
shutterstock_472358905

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e...

+ Mais Informações
DSC01864

Escolas de porte pequeno e médio também passam a adotar processos...

+ Mais Informações
abandono

Evasão: problema não está restrito ao ensino médio

+ Mais Informações

Mapa do Site