Notícias

MASP realiza encontros sobre arte, educação e esfera pública

Professores e educadores podem participar dos debates, que visam oferecer ferramentas pedagógicas para apropriação do museu; programa oferece certificado

Publicado em 19/04/2017

por Redação revista Educação

shutterstock_361999679 Foto: Thiago Leite/Shutterstock

MASP realiza encontros sobre arte, educação e esfera pública

Foto: Thiago Leite/Shutterstock

Ao longo de 2017, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) realiza cinco encontros sobre temas que estão em discussão nos campos da arte e da educação no Brasil, além de estarem presentes também em exposições e programas do próprio museu. O programa é voltado a professores, educadores e interessados em geral. O principal objetivo, de acordo com os organizadores, é oferecer ferramentas pedagógicas que possibilitem diferentes modos de apropriação e usos do museu pelas comunidades escolares.
Os encontros acontecerão sempre aos sábados, das 9h às 14h, em datas que vão de 29 de abril a 25 de novembro (veja programação ao fim da matéria). Os temas escolhidos para os debates são: direito à cidade; descolonização e educação popular; cultura afro brasileira e educação antirracista; cultura e educação indígenas; gênero e sexualidades.
Cada encontro será dividido em dois momentos. O primeiro, no grande auditório do MASP, é aberto para todos os interessados, e será composto por apresentações feitas por três convidados, responsáveis por introduzir os assuntos e levantar pontos para discussão. O segundo momento é dedicado exclusivamente para professores e educadores, e conta com menos vagas. Nesse momento, serão realizadas três sessões de trabalho moderadas pelos palestrantes convidados. Os grupos permitirão mais tempo e espaço para o debate do que foi apresentado e para o compartilhamento de experiências dos participantes no campo da educação.
A primeira edição acontecerá no dia 29 de abril, e abordará o direito à cidade. As inscrições para as palestras, já abertas, devem ser realizadas online, neste formulário. Os professores que quiserem participar dos debates deverão pegar uma senha no dia do evento. A programação dos encontros foi construída em parceria cultural com a ONG Ação Educativa. Para mais informações, clique aqui.
Programação:
29/4 – Avenida Paulista: Direito à cidade
10/6 – A mão do povo brasileiro, 1969/2016: Descolonização e educação popular
15/7 – Histórias indígenas: Cultura e educação indígena
16/9 – Histórias Afro Atlânticas: Cultura afro brasileira e educação antirracista
25/11 – Histórias da sexualidade: Gênero e sexualidades
 
*Com informações do MASP

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site