NOTÍCIA

Informe Publicitário

Uma pauta bem montada pode tornar a reunião pedagógica mais eficiente

O papel do coordenador na liderança do encontro é fundamental para manter o foco nos assuntos relevantes para a discussão

Publicado em 09/03/2017

por Informe publicitário

coordenador pedagogico

coordenador pedagogico
As reuniões pedagógicas com os professores precisam ser muito bem organizadas para garantir sua produtividade. Para isso, o papel de liderança do coordenador é fundamental para que as discussões sejam focadas, sem deixar que assuntos paralelos tomem conta. “Nesse sentido, ter uma pauta bem montada, de preferência com uma apresentação e um check-list, ajuda que o coordenador mantenha o encontro na linha”, diz Alexandre Antonello, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino CPV.
As primeiras reuniões do ano têm suas especificidades. Em janeiro elas servem para fazer o planejamento do calendário pedagógico e também da organização da instituição. Como resultado desses encontros, a coordenação deve ter uma lista de regras para comunicar aos pais. Essa relação vai desde a maneira de deixar e pegar os filhos, o uso do uniforme e a alimentação até as normas de disciplina.
O mês de fevereiro, com o início das aulas, deve ser destinado à observação. Isso porque a mesma lista entregue aos pais deve ser reavaliada na primeira reunião de março. É o momento para passar ponto a ponto, ver o que funcionou e o que precisou ser modificado. “É também o momento de olhar para as turmas, falar sobre a composição do grupo e o andamento das aulas”, explica Antonello.
A partir do próximo encontro, a reunião passa a ter um esquema comum para todos: inicia pela leitura da ata da assembleia anterior, entra nos assuntos específicos da data e encerra com assuntos gerais. Retomar a ata é importante para que se faça a avaliação dos ajustes propostos e novos acertos caso necessário. Os assuntos específicos vão desde comemorações, como dia das mães, até orientações aos professores, como a indicação da conduta para a reunião com os pais. Em assuntos gerais entram as sugestões enviadas pelos professores. “Uma semana antes da reunião o coordenador recebe essas sugestões e avalia se elas entram ou não na reunião; se alguma delas for descartada, é importante que o professor seja avisado pessoalmente, antes do do encontro, e que ele entenda os motivos”, orienta Antonello.
Outra dica para ajudar no andamento das discussões é separar a reunião do Ensino Infantil e Fundamental I do encontro do Fundamental II e Ensino Médio. “As demandas dos pais e alunos do primeiro grupo são bastante diferentes das do segundo, então uma reunião única vai acabar deixando um deles ocioso por muito tempo”, finaliza Antonello.

Autor

Informe publicitário


Leia Informe Publicitário

iStock_grade-aulas

Como automatizar a criação da grade de aulas

+ Mais Informações
sophia-gestao-escolar

Descubra o que o SophiA pode fazer pela sua escola

+ Mais Informações
leitura-digital-arvore

Leitura digital: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos...

+ Mais Informações
sophiA-premiada-top-educacao

SophiA vence duas categorias do Prêmio Top Educação 2019

+ Mais Informações

Mapa do Site