Notícias

Ler para os filhos melhora vocabulário e estimula interação com os pais

Pesquisa aponta melhorias cognitivas e emocionais para crianças que participaram do experimento

Publicado em 07/07/2016

por Redação revista Educação

_MOR0186 Fotografia: Gustavo Morita

Fotografia: Gustavo Morita

Fotografia: Gustavo Morita

Mais do que uma atividade tradicional em família, momentos compartilhados de leitura são benéficos tanto para as crianças que escutam a leitura dos pais quanto para o fortalecimento da relação entre eles. Estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto confirmou evolução como aumento de vocabulário e do estímulo fonológico, importante para a alfabetização.
Além dos resultados para o desenvolvimento das crianças, o estudo observou uma melhora nainteração entre as famílias. Houve redução da punição física e aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento entre os participantes do estudo.
“Quando pais e mães leem com os filhos, proporcionam uma interação de qualidade, que aumenta o engajamento familiar”, explicou o professor da Universidade de Nova York, Alan Mendelsohn, condutor do estudo juntamente com a pesquisadora da mesma instituição, Adriana Weisleder.
 
O estudo
A pesquisa foi realizada em Boa Vista,  Roraima, com 1.250 famílias com crianças de 1 a 4 anos de baixa renda do município. A iniciativa partiu de um treinamento para os pais que são atendidos pelo Família que Acolhe (FQA), programa municipal voltado para saúde e desenvolvimento social na primeira infância.
Esse treinamento envolveu sessões de uma hora de duração, uma vez a cada três semanas, em um período de pouco mais de dois meses. Os encontros foram coordenados pela equipe do FQA, com até 30 famílias por grupo.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site