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SERVIÇOS | Edição 207 Oferecer aos estudantes o que eles procuram é o principal objetivo do inbound marketing, um conjunto de táticas que visa a expansão dos negócios por Juliana Duarte O que é Ao contrário das estratégias tradicionais de marketing, em que a empresa […]

Publicado em 28/03/2016

por Redação Ensino Superior

SERVIÇOS | Edição 207
Oferecer aos estudantes o que eles procuram é o principal objetivo do inbound marketing, um conjunto de táticas que visa a expansão dos negócios
por Juliana Duarte

© Shutterstock

Publicação de vídeos, textos e podcasts pode ajudar as instituições a atrair mais estudantes

O que é
Ao contrário das estratégias tradicionais de marketing, em que a empresa aciona o cliente por meio de ações como banners e ligações telefônicas, no inbound marketing é o consumidor quem procura a empresa. A tática para viabilizar isso é publicar conteúdos relevantes ou, em outras palavras, textos, vídeos ou áudios de interesse direto do público-alvo.
Como funciona
É necessário investir em bom conteúdo para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele se transforme em um cliente em potencial – ou aluno, no caso das IES privadas.Um bom exemplo seria criar um blog sobre educação, onde poderiam ser postados textos sobre a escolha da profissão. O futuro aluno, ao entrar em contato com o material, começaria a estabelecer naquele momento um vínculo com a instituição. Outras ações importantes são divulgar infográficos, disponibilizar e-books e elaborar vídeos e podcasts. Investir em SEO (Search Engine Optimization) também é essencial para destacar a página da instituição nos mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que fazem o site aparecer entre os primeiros resultados do Google.
Quanto custa
As IES podem acionar a equipe de comunicação já existente ou então terceirizar o serviço. Nos dois casos, os valores vão variar de acordo com o tipo de contratação e com os serviços que a instituição deseja.
Por que utilizar
Segundo a agência Rock Content, especializada no assunto, 34% de todos os contatos (leads) gerados pelas empresas em 2013 vieram de estratégias de inbound marketing. Além disso, companhias que aumentaram a frequência de posts em seus blogs (passaram de cinco a oito vezes por mês) conseguiram mais clientes em potencial. Fundamentais na aquisição de consumidores, as redes sociais também ajudam muito no processo. Para se ter uma ideia, esses canais geram 100% mais possíveis compradores do que as estratégias comuns de marketing.
Tipos
O inbound marketing é composto por cinco etapas: atrair tráfego, ou seja, chamar a atenção das pessoas para os sites, blogs etc.; converter os visitantes em clientes em potencial; transformá-los em compradores efetivos (no caso das IES, fazer com que o interessado pelo tema realize a matrícula); fidelizar os clientes e, finalmente, fazer com que eles fiquem satisfeitos a ponto de se transformarem em divulgadores espontâneos da marca.
Onde encontrar
Contentools
www.contentools.com.br
HubSpot
www.hubspot.com
Rock Content
www.rockcontent.com

Autor

Redação Ensino Superior


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