Notícias

Brasil reduz número de alunos com baixo desempenho em matemática

Ganho na performance dos alunos, porém, não foi suficiente para garantir uma boa colocação em ranking

Publicado em 15/02/2016

por Redação revista Educação

O número de estudantes brasileiros de 15 anos que não adquiriram o conhecimento básico em matemática caiu 18% entre 2003 e 2012. Este dado coloca o País entre os que mais reduziram o baixo desempenho na disciplina. Apesar disto, ainda está em 58º lugar entre os 65 países pesquisados em um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No estudo “Alunos de baixo desempenho: Por que ficam para trás e como ajudá-los?”, o órgão considerou as notas da prova Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), aplicada a estudantes de 15 anos. Desde 2003, o Brasil conseguiu um dos maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012.

O estudo também traz recomendações para ampliar os ganhos de rendimento dos estudantes. Entre elas, estão dar acesso à educação na infância, atividades diferenciadas aos alunos com dificuldades e o incentivo à participação dos pais e da comunidade na vida escolar, além de oferecer programas especiais para imigrantes e estudantes de áreas rurais. Esta última está baseada na constatação de que estudantes de áreas rurais têm menor desempenho.

Com informações de Agência Brasil

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site