Notícias

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 20/01/2016

Relatório analisa mau comportamento das salas de aula brasileiras

Em documento, instituto aponta maior engajamento dos alunos como caminho para mudar o cenário

Os professores brasileiros são os que mais relataram problemas com o mau comportamento dos alunos na Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, realizada em 34 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O fator também é apontado como uma das principais causas da perda de tempo na sala de aula. Com o intuito de apontar caminhos para que este cenário mude, o Instituto Unibanco lançou a quarta edição do boletim Aprendizagem em Foco. Ele reúne dados de pesquisas internacionais e está disponível online

A primeira direção apontada pelo boletim para diminuir a indisciplina é o aumento do engajamento dos alunos. No Brasil, os estudantes ainda passam muito tempo copiando instruções da lousa, por exemplo, o que pode gerar tédio e desinteresse. Com maior participação efetiva dos alunos nas aulas, isso pode mudar, segundo o Instituto.

O documento também traz dados de uma pesquisa feita no Canadá e na Inglaterra que sugere a maior valorização dos professores como um fator que reduz o mau comportamento. Isto porque professores que sejam fixos em uma mesma escola e tenham tempo para planejar aulas conseguem manter o clima escolar mais facilmente.

 


Leia Notícias

Artificial,Intelligence,Jobs,,Robot,Career,,Human,Resource,(hr),,Hiring,,Recruitment

Recém-lançado, Observatório Brasileiro de IA na Educação Básica abre...

+ Mais Informações
aluno-autista

Diretrizes para educação de estudantes com autismo são aprovadas pelo...

+ Mais Informações
Captura de tela 2024-10-22 135829

Bett Brasil 2025 debaterá papel da educação no enfrentamento de crises...

+ Mais Informações
anisioteixeira

Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira

+ Mais Informações

Mapa do Site