Material ensina vocabulário básico e dá suporte para comunicação cotidiana; o download é gratuito
Publicado em 05/01/2016
Em meio a crises humanitárias em diversos países do mundo, muitas famílias de refugiados buscam o Brasil como um local para retomar suas vidas. O primeiro obstáculo que encontram é a língua, já que sem ela é mais difícil buscar empregos e ter acesso à educação. Para dar apoio a estes refugiados, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) lançou uma cartilha que ensina a língua portuguesa e seus usos mais corriqueiros. Ela está disponível para download gratuito.
O material tem 12 capítulos e busca ensinar a língua usada em situações cotidianas e comuns a estas pessoas que vêm ao Brasil. O primeiro capítulo, por exemplo, ensina os alunos a se apresentar dando como exemplo um diálogo fictício de um pedido de emissão de documento para estrangeiro. A cartilha parte de aulas mais básicas, como reconhecer o alfabeto, às um pouco mais complexas, como interpretação de texto e conjugação de verbos. O material também inclui textos sobre cultura brasileira e direitos humanos.
A elaboração da cartilha foi feita durante dez meses em parceria com a ONG Cáritas e o Cursinho Popular Mafalda. Refugiados que já estavam no País foram consultados para que soubessem sobre suas principais demandas.