Notícias

Agência da ONU lança cartilha de português para refugiados que estão no Brasil

Material ensina vocabulário básico e dá suporte para comunicação cotidiana; o download é gratuito

Publicado em 05/01/2016

por Redação revista Educação

Em meio a crises humanitárias em diversos países do mundo, muitas famílias de refugiados buscam o Brasil como um local para retomar suas vidas. O primeiro obstáculo que encontram é a língua, já que sem ela é mais difícil buscar empregos e ter acesso à educação. Para dar apoio a estes refugiados, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) lançou uma cartilha que ensina a língua portuguesa e seus usos mais corriqueiros. Ela está disponível para download gratuito

O material tem 12 capítulos e busca ensinar a língua usada em situações cotidianas e comuns a estas pessoas que vêm ao Brasil. O primeiro capítulo, por exemplo, ensina os alunos a se apresentar dando como exemplo um diálogo fictício de um pedido de emissão de documento para estrangeiro. A cartilha parte de aulas mais básicas, como reconhecer o alfabeto, às um pouco mais complexas, como interpretação de texto e conjugação de verbos. O material também inclui textos sobre cultura brasileira e direitos humanos.

A elaboração da cartilha foi feita durante dez meses em parceria com a ONG Cáritas e o Cursinho Popular Mafalda. Refugiados que já estavam no País foram consultados para que soubessem sobre suas principais demandas.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site